O Cruzeiro tem um desafio difícil na 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. O time do técnico Fernando Seabra enfrentará o Flamengo, líder da competição com 24 pontos. Vencer o Rubro-Negro neste domingo (30), às 18h30 (de Brasília), no Maracanã, é um desejo celeste por motivos importantes. Dentre esses, o de manter a equipe acima dos planos estipulados pela diretoria do clube.
Nos bastidores, integrantes do departamento de futebol admitem que o Cruzeiro, com o alto investimento feito em contratações para esta janela de transferências, tem totais condições de terminar a competição pelo menos entre os dez primeiros.
Em um cenário mais positivo, os dirigentes sonham, quem sabe, com uma vaga na Copa Libertadores de 2025. Como já disse publicamente o diretor-técnico Edu Dracena.
“O Cruzeiro está se reforçando nesta janela do Campeonato Brasileiro, porque a gente sabe que precisa. É campeonato longo, desgastante, a gente precisa de elenco, trazendo jogadores para potencializar os jovens que temos no elenco para que consigamos ficar na frente da tabela e quem sabe buscar uma vaga para a Libertadores no ano que vem”, destacou Dracena, no dia 17 de junho, após o empate em 0 a 0 com o Vasco, na nona rodada do Brasileirão.
Antes da abertura da 13ª rodada, o Cruzeiro ocupa a 5ª colocação, com 20 pontos. Esse cenário supera a meta institucional para o fim deste ano. E o time de Fernando Seabra ainda tem um jogo a menos, já que enfrentará o Internacional em duelo adiado da rodada de número cinco.
Por isso, caso vença o Fla, além de se manter no pelotão de cima do Brasileirão e cada vez mais perto do G4, a equipe seguirá acima do propósito estabelecido pela diretoria.
Investimentos no clube
O Cruzeiro já superou a marca dos R$ 100 milhões gastos com reforços. Até aqui, o departamento de futebol contratou o goleiro Cássio, o zagueiro Jonathan Jesus, o atacante Kaio Jorge, os volantes Matheus Henrique, Walace e Fabrizio Peralta, além do atacante Lautaro Diaz.
O clube quer também bater a meta dos 100 mil sócios-torcedores. A intenção é investir todo o dinheiro arrecadado no departamento de futebol, segundo o dono da SAF cruzeirense, Pedro Lourenço.
“Esse novo sócio é importante para o Cruzeiro. Vamos reverter todo o dinheiro para o futebol. Tenho certeza que a torcida do Cruzeiro abraçou o projeto. Conto muito com a torcida. Trouxemos jogadores. Todo o dinheiro que arrecadarmos com o sócio, vamos investir no futebol”, afirmou Pedrinho, em entrevista à Itatiaia.
Quebra de tabu
A equipe celeste não vence o Flamengo no Campeonato Brasileiro há nove anos, o que corresponde a 11 jogos. O último triunfo no Brasileirão foi em 3 de junho de 2015, na quinta rodada, quando bateu os cariocas por 1 a 0, com gol do zagueiro Manoel, no Mineirão.
De lá para cá, o Cruzeiro perdeu nove vezes e empatou outras duas. O time celeste marcou cinco gols e sofreu 19.