Enquanto aguarda a abertura da janela de transferências para inscrever seus reforços, o Cruzeiro segue cumprindo o calendário de jogos. Nesta quarta-feira (3) a equipe celeste enfrenta o Criciúma, às 20h (de Brasília), no estádio Heriberto Hülse, em Santa Catarina, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Em seu segundo jogo seguido fora de casa, o Cruzeiro tentará se reabilitar do tropeço na última rodada, quando perdeu por 2 a 1 para o Flamengo, no Rio de Janeiro. Além disso, tem a missão de melhorar seu rendimento como visitante no Brasileirão.
Melhorar números fora de casa
Um dos melhores mandantes até aqui na Série A do Campeonato Brasileiro com cinco vitórias em cinco jogos, o Cruzeiro vive um contraponto quando o assunto é o desempenho como visitante. Fora de casa, o time celeste tem apenas a 15ª campanha na competição, com cinco pontos em sete jogos.
Sétimo colocado no Brasileirão com 20 pontos em 12 jogos, o Cruzeiro perdeu pela quarta vez fora de casa com a derrota por 2 a 1 para o Flamengo, no Maracanã. Antes, foi derrotado pelo Atlético, São Paulo e Bahia. Com o baixo aproveitamento longe de Belo Horizonte (23,8%), o técnico Fernando Seabra admite que tem um importante trabalho para colocar sua equipe nos trilhos também como visitante.
“Esse é um ponto muito importante. Eu entendo que nós iniciamos, nos três primeiros jogos, tivemos um empate contra o Fortaleza, uma vitória contra o Atlético-GO e depois tivemos duas partidas fora (São Paulo e Bahia), em que tivemos bom desempenho, e tivemos a desvantagem de ter um jogador a menos boa parte do jogo e isso tornou essa missão mais difícil durante os jogos”, analisou.
Cruzeiro com novidades na escalação
O técnico Fernando Seabra relacionou 24 jogadores para o confronto do Cruzeiro com o Criciúma. Como novidade na lista de relacionados, a presença do zagueiro Zé Ivaldo. O camisa 5 ficou fora na derrota por 2 a 1 para o Flamengo, no último domingo (30), no Maracanã, por cumprir suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo.
Se Fernando Seabra tem esse retorno importante, o treinador também terá uma ausência considerável. O lateral-direito William está fora contra o Tigre de Santa Catarina. O camisa 12 recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Flamengo, e terá que cumprir suspensão.
Dois jogadores disputam posição na lateral direita do Cruzeiro: Wesley Gasolina e Helibelton Palacios.
Apesar de ter feito mais jogos na temporada, Gasolina pode ficar como opção. Fernando Seabra testou no time o colombiano Palacios.
Criciúma um dos piores mandantes
O Criciúma registra a segunda pior campanha como mandante na Série A do Campeonato Brasileiro. No Brasileirão, o Criciúma já fez seis partidas em casa, com apenas uma vitória, três empates e duas derrotas. O aproveitamento da equipe de Cláudio Tencati no quesito é de 33,33%.
Como mandante, o Criciúma só não tem campanha pior em relação ao Atlético-GO neste começo de Série A. Os goianos perderam quatro vezes e empataram dois jogos em casa, com rendimento de 11,11%.
O Tigre catarinense não sabe o que é vencer há três jogos. A última vitória aconteceu no dia 22 de junho, quando bateu o Botafogo por 1 a 0, no Heriberto Hülse.
Retrospecto geral do confronto
Na história, Cruzeiro e Criciúma já se enfrentaram 19 vezes, com 11 vitórias dos mineiros, duas dos catarinenses e houve, ainda, seis empates.
A última derrota do Cruzeiro para o Criciúma aconteceu em 17 de março de 2002, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela Copa Sul-Minas daquele ano. De lá para cá, entre todas as competições, foram 11 jogos, com sete triunfos cruzeirenses e quatro empates.
Retrospecto do Cruzeiro em Criciúma
Na condição de visitante, o Cruzeiro leva ampla vantagem em jogos contra o Criciúma. Ao todo, em nove partidas, o Cruzeiro venceu quatro, empatou quatro e perdeu apenas uma.
Em sua última visita ao Heriberto Hülse, o Cruzeiro venceu o Criciúma. Em 27 de maio de 2022, pela 9ª rodada da Série B, o atacante Jajá marcou o único gol do jogo e sacramentou o triunfo, por 1 a 0.
CRICIÚMA X CRUZEIRO
Criciúma
Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Tobias Figueiredo e Miguel Trauco; Barreto, Ronald, Marcelo Hermes e Matheusinho (Marquinhos Gabriel); Arthur Caíke e Bolasie (Eder). Técnico: Cláudio Tencati
Cruzeiro
Anderson; Palacios (Gasolina), Zé Ivaldo, João Marcelo e Kaiki (Marlon); Lucas Romero, Lucas Silva, Ramiro e Matheus Pereira; Arthur Gomes e Gabriel Veron. Técnico Fernando Seara
Motivo: 14ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Estádio Heriberto Hulse, em Criciúma (SC)
Data e horário: 3 de julho de 2024, quarta-feira (3), às 20h (de Brasília)
Árbitro: Joao Vitor Gobi (SP)
Assistentes: Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP) e Daniel Luis Marques (SP)
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)