O Cruzeiro enfrenta o Corinthians neste domingo (7), às 16h (de Brasília), no Mineirão, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo vale duas metas importantes para o clube celeste: retomar o caminho das vitórias na competição, e, consequentemente, a manutenção da invencibilidade em casa.
O Cruzeiro vem de derrotas para Flamengo (2 a 1) e Criciúma (1 a 0), ambos os jogos longe de Belo Horizonte. Contra o Corinthians, a equipe de Fernando Seabra voltará a atuar em casa, ao lado do seu torcedor, e com público expressivo no Gigante da Pampulha. A carga de ingressos disponibilizada para o jogo foi de 56 mil bilhetes.
Vencer o Timão encerraria o jejum recente de vitórias e manteria a invencibilidade celeste no Mineirão. Até aqui, a equipe azul venceu todos os cinco compromissos que fez no Gigante da Pampulha, contra Botafogo, Vitória, Cuiabá, Fluminense e Athletico-PR. O time tem 100% de aproveitamento como mandante, assim como o Bahia.
Mudanças no Cruzeiro
Mais uma vez, o técnico Fernando Seabra será obrigado a mudar o time titular. O treinador perdeu o zagueiro João Marcelo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Para a vaga do camisa 43, Neris e Villalba disputam a posição.
Apesar da ausência de João Marcelo, Seabra terá o retorno do lateral-direito William. Ele reforçará a equipe contra o Corinthians, após cumprir suspensão automática na derrota para o Criciúma.
Seabra decidirá também se vai mantar Kaiki no 11 inicial. Marlon, desde a expulsão na derrota por 4 a 1 para o Bahia, na 11ª rodada, perdeu a posição na lateral esquerda. O antigo dono da posição não joga desde então, tendo ficado três partidas fora.
Problemas defensivos e ofensivos
Para voltar ao caminho das vitórias, o Cruzeiro precisará melhorar seus sistema defensivo e apurar a pontaria no ataque. No quesito defesa, a equipe estrelada sofreu 17 gols em 13 jogos (média de 1,3 gol por partida). Em relação ao ataque, marcou 16 vezes no Brasileirão (média de 1,23 gol por partida).
Gols sofridos em quase todos os jogos
Dos 13 jogos disputados até aqui no Brasileirão, o Cruzeiro só não sofreu gols em quatro. Em 69% dos jogos o time estrelado foi vazado.
O time só passou ileso na defesa contra o Atlético-GO, na sexta rodada, quando venceu por 1 a 0; no empate em 0 a 0 com o Vasco, na nona rodada; e nas vitórias por 2 a 0 sobre o Fluminense (décima rodada) e Athletico-PR (12ª rodada).
Melhorar a pontaria
Um dos pontos que merece atenção urgente no Cruzeiro é o ataque. O time tem criado oportunidades, mas desperdiça a maioria. Como aconteceu contra o Criciúma, na 14ª rodada, quando chutou 17 vezes a gol, com duas grandes chances, e não fez gols.
Essa história se repetiu contra o Flamengo, na 13ª rodada. No Maracanã, o Cruzeiro chutou 14 vezes contra a meta de Rossi, com apenas uma grande chance, e marcou apenas um gol na derrota por 2 a 1 para o Rubro-Negro.
Na derrota por 4 a 1 para o Bahia, na 11ª rodada, o volume ofensivo cruzeirense diminuiu. Foram apenas 7 chutes a gol, metade do que produziu o adversário, com uma grande chance apenas.
Como chega o Corinthians?
O Corinthians conseguiu um “respiro” no Campeonato Brasileiro ao vencer o Vitória por 3 a 2 na última rodada. Mesmo sem ter um desempenho de brilhar os olhos, a equipe conseguiu um resultado suficiente para o aproximar da saída do Z4.
Neste momento, a equipe segue sem ter um treinador anunciado. Por isso, mais uma vez, o Timão terá Raphael Laruccia, técnico interino, no banco de reservas. O profissional é quem comanda o Sub-20 alvinegro.
Para o duelo, o Corinthians terá os desfalques dos laterais Fagner e Diego Palacios, entregues ao departamento médico. Além deles, o volante Raniele sentiu dores na partida diante do Vitória e segue como dúvida.
Por outro lado, Raphael Laruccia terá o retorno do volante Breno Bidon, que cumpriu suspensão na última partida. Ele será titular da equipe, mas seu posicionamento dependerá da ausência ou presença de Raniele no duelo. Na defesa, Félix Torres retorna após disputar a Copa América com o Equador.
Cruzeiro X Corinthians
Cruzeiro
Anderson; William, Zé Ivaldo, Villalba (Neris) e Kaiki (Marlon); Lucas Romero, Lucas Silva, Ramiro (Barreal) e Matheus Pereira; Arthur Gomes e Gabriel Veron. Técnico: Fernando Seabra
Corinthians
Matheus Donelli; Matheuzinho, Félix Torres, Cacá e Hugo; Raniele (Igor Coronado), Breno Bidon e Rodrigo Garro; Wesley, Pedro Henrique (Romero) e Yuri Alberto. Técnico: Raphael Laruccia.
Motivo: 15ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 7 de julho de 2024, às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Alex Gomes Stefano (CBF/RJ)
Assistentes: Thiago Henrique N. C. Farinha (CBF/RJ) e Victor Hugo I. dos Santos (CBF/PR)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (CBF/PE)
Transmissão: TV Globo e Premiere; Itatiaia (no rádio, em 95.7 FM e 610 AM para BH e Região, e transmissão das imagens da jornada esportiva no YouTube)