Para voltar ao G6 do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro tem mais um desafio importante na competição. O time celeste desafia o Grêmio, nesta quarta-feira (10), às 18h30 (de Brasília), na 16ª rodada. A partida está marcada para o estádio Centenário, em Caxias do Sul, pela indisponibilidade da Arena do Grêmio, ainda interditada pelos impactos das fortes chuvas recentes no Rio Grande do Sul.
Na sétima colocação com 23 pontos, o Cruzeiro está dois do Athletico-PR, o sexto colocado e na zona de classificação à Copa Libertadores. Em relação ao G4, o time azul tem quatro pontos a menos do que o São Paulo, o quarto na classificação.
Se o Cruzeiro busca subir ainda mais na parte de cima da tabela, o Grêmio vive situação oposta e luta contra o rebaixamento. O Tricolor ocupa a 18ª colocação, com 11 pontos em 13 jogos.
Na última rodada, o Cruzeiro goleou o Corinthians por 3 a 0, no Mineirão. Já o Grêmio foi derrotado pelo Juventude por 3 a 0, no estádio Alfredo Jaconi.
O Cruzeiro
Invicto em casa com seis vitórias em seis jogos e uma das melhores campanhas como mandante, o Cruzeiro quer melhorar sua performance longe de Belo Horizonte. O time celeste tem apenas o 15º desempenho quando o assunto é jogar como visitante.
A equipe de Fernando Seabra fez oito jogos fora de casa e venceu apenas um, quando fez 1 a 0 no Atlético-GO, na sexta rodada, no estádio Antônio Accioly, em Goiânia. O aproveitamento do Cruzeiro longe de Minas Gerais é de 28,83%.
Para mudar esse cenário, a equipe da Toca II enfrenta um Grêmio desesperado, fora do seu estádio e que vem de goleada na rodada passada.
Mudanças no time titular
Para o compromisso contra o Grêmio, o técnico Fernando Seabra tem desfalques na defesa e no meio-campo. No entanto, o treinador também contará com um retorno importante na zaga.
O zagueiro João Marcelo fica disponível novamente, após cumprir suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo. Depois de ser desfalque na vitória por 3 a 0 sobre o Corinthians, o camisa 43 retoma sua condição de titular.
Se João Marcelo Volta, o volante Lucas Silva e o lateral-esquerdo Marlon ficam fora. O meio-campista recebeu o terceiro cartão amarelo na última rodada, enquanto o ala sofreu lesão muscular na altura do tórax.
Segundo apuração da Itatiaia, a lesão vai tirar Marlon de combate por pelo menos 15 dias. O clube não divulga o prazo de recuperação, apenas informou que o atleta passará por um tratamento conservador, sem necessidade de cirurgia.
De acordo com uma fonte, segundo a literatura médica, o tratamento em Marlon demandará de duas a três semanas. O camisa 3 faz acompanhamento no departamento médico do Cruzeiro e fora das dependências do clube, na tentativa de acelerar o processo de recuperação.
Por causa da lesão, Marlon deve perder pelo menos os jogos contra Grêmio e Bragantino. A expectativa é que ele possa retornar ou contra o Palmeiras ou contra o Juventude. O retorno dependerá da evolução do tratamento.
Para ocupar o posto de Lucas Silva, Ramiro sai na frente na briga por uma vaga no time titular. Caso Seabra queira optar por outro atleta, Machado corre por fora.
GRÊMIO X CRUZEIRO
Grêmio
Marchesín; João Pedro, Rodrigo Ely (Gustavo Martins), Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Pepê (Dodi), Edenilson e Cristaldo; Pavon e Gustavo Nunes. Técnico: Renato Gaúcho
Cruzeiro
Anderson; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Kaiki; Lucas Romero, Ramiro (Machado), Barreal e Matheus Pereira; Arthur Gomes e Gabriel Veron. Técnico: Fernando Seabra
Motivo: 16ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 10 de julho de 2024, às 16h30 (de Brasília)
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa/RJ)
Assistentes: Luis Claudio Regazone (CBF/RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (CBF/RJ)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-FIFA/SP)
Transmissão: Premiere, Sportv; Itatiaia (no rádio, em 95.7 FM e 610 AM para BH e Região, e transmissão das imagens da jornada esportiva no YouTube)