Uma família mineira morreu em um apartamento em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, nesse domingo (11). A principal suspeita é a inalação de monóxido de carbono, o mesmo gás que provocou a morte de quatro jovens em uma BMW, na madrugada de Réveillon, em Balneário Camboriú, no início do ano.
Monóxido de carbono, mais conhecido como gás carbônico, é um gás produzido na queima incompleta de material de combustíveis ricos em carbono. Esse gás é tóxico e pode levar a morte se foi inalado por muito tempo. O primeiro sintoma é o adormecimento. O gás pode causar, ainda, dores de cabeça, desmaios, sensação de confusão e náusea.
As da vez vítimas são um casal com idades entre 33 e 36 anos, e dois filhos, entre 9 e 14 anos. Conforme uma testemunha, que acionou os bombeiros, toda a família estaria desacordada devido à liberação ou vazamento de gás de um aquecedor recém instalado no apartamento.
Relembre Casos
28 de abril de 2024: casal encontrado morto dentro de carro em SP
O casal de empresários encontrado sem vida dentro do carro em Cajati (SP) morreu asfixiado, em decorrência de uma intoxicação por monóxido de carbono, apontou o laudo da Polícia Científica do Instituto Médico Legal (IML).
Bianca Alves Francisco de Oliveira, de 28, e Renato Dias de Oliveira, de 33, foram achados mortos dentro do automóvel ligado, no dia 28 de abril, em um posto de combustíveis às margens da Rodovia Régis Bittencourt.
1º de janeiro de 2024: mineiros são encontrados mortos em BMW
Quatro jovens que morreram dentro de uma BMW na rodoviária de Balneário Camboriú (SC) vítimas de asfixia por monóxido de carbono, conforme concluiu a perícia das forças de segurança de Santa Catarina.
Gustavo Pereira Silveira Elias, de 24, Karla Aparecida dos Santos, de 19, Nicolas Oliveira Kovalrski, de 16, e Tiago de Lima Ribeiro, de 21, foram encontrados por uma jovem, de 19 anos, namorada de Gustavo.
O carro teria sofrido, pelo menos, três customizações que podem ter causado o vazamento de gás. Essas modificações tinham como objetivo dar mais potência e ruído ao veículo. A modificação que pode ter causado o vazamento de gás foi a troca do escapamento por um ‘downpipe’, uma parte do sistema de escape que conecta a saída do turbo ao catalisador. Esse tipo de mudança serve para dar mais potência ao carro.
24 junho de 2023: casal é achado morto em chalé de Monte Verde (MG)
Conforme os laudos periciais, as mortes ocorreram por intoxicação por monóxido de carbono devido ao uso indevido da lareira em ambiente fechado. O casal se hospedou na pousada no dia 23 de junho e foi encontrado morto no dia seguinte pelo dono do estabelecimento.
Alessandra Aparecida Reis Cleto, de 49, e Walther Reis Cleto Júnior, de 51, moravam em São José dos Campos (SP). Eles foram encontrados mortos no chalé em 24 de junho.
22 de fevereiro de 2019: família catarinense morre em apartamento no Chile
Uma família catarinense morreu em um apartamento em Santiago, no Chile. Quatro das seis vítimas de 2019 eram de Biguaçu, na Grande Florianópolis: o casal Fabiano de Souza, 41, e Débora Muniz Nascimento de Souza, de 31, e seus dois filhos adolescentes, Karoliny Nascimento de Souza, de 15, e Felipe Nascimento de Souza, de 13.
A viagem aconteceu para comemorar o aniversário de Karoliny. Juntos, estavam os tios Jonathas Nascimento Kruger e Adriane Kruger, de São Paulo. Todos faleceram após inalarem o gás.