FEZ GESTOS RACISTAS E MPMG ACOMPANHARÁ CASO " TORCEDOR " DO GALO
Principais notícias do Dia
Publicado em 21/08/2024

Procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares informou, em sua conta no Twitter, que o Ministério Público de Minas Gerais acompanhará de perto o caso do torcedor do Atlético que fez gestos racistas direcionados à torcida do San Lorenzo na Arena MRV, em Belo Horizonte, nessa terça-feira (20).

Os gestos racistas foram registrados durante a partida entre Atlético e San Lorenzo, da Argentina, no jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores.

Nas imagens, um torcedor atleticano imita um macaco e debocha de torcedores do clube rival.

“Os gestos racistas do torcedor do @atletico no jogo de ontem no jogo c/ o @sanlorenzo são criminosos e não combina c/ a conhecida hospitalidade mineira. Estou solicitando a atuação da Promotoria de Justiça de Direitos Humanos e o apoio da @ccrad.mpmg e do @observatorio_democracia”, escreveu Jarbas Soares.

A CCRAD, citada pelo procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, é a Coordenadoria de Combate ao Racismo e Todas as Outras Formas de Discriminação.

Atlético punirá torcedor

Por meio das redes sociais, o Atlético condenou a atitude e disse que a equipe de segurança do estádio atua em conjunto com a polícia para identificar o torcedor. Segundo o clube, o atleticano será duramente punido.

“O Galo é preto e branco! Não admitimos condutas racistas, muito menos dentro da nossa casa! A equipe de segurança da Arena MRV já trabalha junto à inteligência das polícias para identificar o torcedor que aparece fazendo gestos racistas no jogo de ontem, em direção à torcida adversária, no sentido de aplicar todas as punições cabíveis, de acordo com o regulamento de uso do estádio e o regulamento do programa de sócio Galo Na Veia, caso faça parte do quadro, bem como o Código de Ética e Conduta do Clube”, iniciou.

Ainda conforme o Galo, o clube se coloca à disposição das autoridades para colaborar na investigação. Por fim, o Atlético relembrou os dizeres “No to Racism” (não ao racismo), escritos em um mosaico feito pela torcida antes do jogo contra o San Lorenzo.

“O Atlético afirma, ainda, que dará total colaboração às autoridades no caso. A Arena MRV é lugar de respeito e igualdade, a exemplo do belíssimo mosaico feito ontem pela Massa, com os dizeres ‘NO TO RACISM’. Racismo é crime! Não basta não ser racista, é preciso ser Antirracista!”, completou.

San Lorenzo cobra punição

Nas redes sociais, o dirigente Pablo Garcia Largo cobrou punições ao clube mineiro pelo ocorrido. Aparentemente, o torcedor em questão é menor de idade.

“Isso não é racismo? Esperamos o mesmo tratamento e sanções que impuseram ao clube que sou secretário. Filmado da arquibancada e atribuído à torcida do Atlético”, escreveu.

Comentários