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Leilão da BR-040: saiba tudo sobre o novo projeto da rodovia entre BH e Cristalina
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Publicado em 25/09/2024

Marcado para esta quinta-feira (26), às 14h, na Bolsa de Valores de São Paulo, o leilão do trecho entre Belo Horizonte e Cristalina, em Goiás, da BR-040 pode colocar um ponto final em um processo de relicitação que se arrasta há mais de 7 anos.

Em abril, o grupo EPR venceu o leilão do trecho entre Belo Horizonte e o Rio de Janeiro. Ficou faltando a segunda parte da rodovia mineira, que vai até o estado de Goiás.

Com interesse de quatro empresas em assumir o trecho conhecido como Rota do Cristais, a BR-040, que já foi administrada pela Via-040, pode voltar a ser totalmente gerida pela iniciativa privada.A outorga será concedida à empresa que apresentar a menor tarifa de pedágio. O contrato tem duração de 30 anos e os investimentos previstos alcançam a cifra de R$ 12 bilhões, somando obras de infraestrutura e custos operacionais ao longo do período de concessão.

Desistência da Via 040

Em 2014, o governo federal concedeu a BR-040, em toda sua extensão de Juiz de Fora até a divisa de Minas com Goiás. A Via 040, empresa da Invepar, assumiu o trecho e passou a administrar a rodovia.

No entanto, em 2017, alegando redução do tráfego e dificuldades em conseguir as licenças ambientais para as obras previstas no contrato, a concessionária informou ao governo a intenção de devolver o trecho para a administração pública.

O trecho que será leiloado nesta quinta é conhecido como “Rota dos Cristais” e é considerado estratégico por ser uma das principais ligações com a região Centro-Oeste do país. A concessão possui uma extensão de 594,8 km.

A empresa não fez as duplicações previstas em contrato: menos de 14% do total previsto foi duplicado. O processo de relicitação se arrastou por vários anos e chegou a parar na Justiça.

Em 2022, o governo federal anunciou que iria dividir o trecho que passar por Minas Gerais em duas partes: de Juiz de Fora até BH e de BH até Cristalina, em Goiás. Foi uma estratégia para tornar os trechos mais atrativos ao setor privado.

Veja as melhorias previstas no projeto de concessão:

Duplicação de 9,9 km do trecho rodoviário;

Construção de 342,9 km de faixa adicional e 61,6 km de vias marginais;

Instalação de 43 passarelas para pedestres e 18 passagens de fauna;

Implementação de dois pontos de parada de descanso, beneficiando motoristas de longa distância.

O projeto da Rota dos Cristais também prevê a criação de 91,1 mil empregos, diretos, indiretos e efeito-renda, ao longo da concessão, além de um significativo incremento na economia das cidades ao longo da rodovia.

Entre os municípios diretamente beneficiados estão Cristalina, em Goiás, e, em Minas Gerais, Paracatu, Lagoa Grande, João Pinheiro, Sete Lagoas, além da própria capital, Belo Horizonte.

O sistema de pedágio também contará com o Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e o pagamento automático via tags para motoristas que utilizarem o mesmo trecho repetidamente, trazendo benefícios financeiros para aqueles que transitam pela rodovia de forma rotineira, como trabalhadores que moram e trabalham em cidades vizinhas.

Veja os investimentos previstos

CAPEX (investimento em infraestrutura): R$ 6,4 bilhões.

OPEX (custos operacionais): R$ 5,6 bilhões ao longo dos 30 anos de contrato.

Esses valores refletem a abrangência das melhorias planejadas, que vão desde a recuperação e manutenção da rodovia até a expansão de sua capacidade, visando garantir um alto nível de serviço e segurança para os usuários.

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