Maníaco do Parque: confira tudo sobre o novo filme que estreia nesta sexta-feira (18)
Principais notícias do Dia
Publicado em 18/10/2024

Maníaco do Parque, longa estrelado por Silvero Pereira (Bacurau), que relembra os crimes reais de Francisco de Assis Pereira, estreia no Prime Video nesta sexta-feira (18). O motoboy ficou conhecido pelo apelido macabro por atacar 21 mulheres, assassinar dez delas e ocultar os seus corpos no Parque do Estado, em São Paulo, na década de 1990.

Na época, o estado de São Paulo viu acontecer uma série de desaparecimentos de mulheres na Zona Sul da capital paulista. Os sumiços evoluíram para homicídios, a medida que os corpos iam sendo encontrados. Até que surgiu o responsável por todo o medo causado na população: o “Maníaco do Parque” foi responsável por uma série de estupros e assassinatos de mulheres.

Seus atos violentos causaram choque e comoção e geraram um clima de medo e insegurança. Após matar as vítimas, ele escondia seus corpos no Parque do estado. A história dos crimes de Francisco de Assis Pereira, que matou sete mulheres e abusou de outras 10, é tema de um filme que estreia no Amazon Prime.

Dirigido por Mauricio Eça (da trilogia A Menina que Matou os Pais), a partir do roteiro de L.G. Bayão (Aumenta que é Rock’n’Roll), Maníaco do Parque ainda conta com Marco Pigossi (Gen V), Bruno Garcia (Sob Pressão), Mel Lisboa (Coisa Mais Linda), Augusto Madeira (A Menina que Matou os Pais), Bruna Mascarenhas (Sintonia) e Xamã (Renascer).

Título Original: Maníaco do Parque

Nacionalidade: Brasil

Duração: 1h43min

Classificação: 14 anos

Gênero: Drama/Suspense

Data de Lançamento: 18 de outubro de 2024 (Prime Video)

Os crimes

O Maníaco do Parque foi responsável por uma série de estupros e assassinatos de mulheres, cujos corpos eram encontrados em áreas próximas ao Parque do Estado, na Zona Sul da capital, uma das principais áreas verdes de São Paulo. Entre 1997 e 1998, o criminoso atacou diversas vítimas, muitas delas jovens e vulneráveis, atraídas para o parque sob a falsa promessa de um passeio tranquilo.

A prisão

A investigação policial, que enfrentou diversos desafios, entre eles, a falta de pistas e a dificuldade em estabelecer um perfil do criminoso atrasaram a resolução dos casos. Porém, em 1998, a polícia conseguiu prender Francisco. Sua prisão aconteceu na cidade de Itaqui, no sul do Rio Grande do Sul, perto da fronteira do Brasil com a Argentina.

O julgamento

O julgamento de Francisco de Assis Pereira atraiu a atenção da mídia e da sociedade, já que durante o processo foram revelados detalhes sobre os crimes, que chocaram o público. A defesa alegou que ele sofria de problemas mentais, mas a acusação sustentou que ele era plenamente responsável por seus atos. Ele foi condenado a 268 anos de prisão.

Comentários