Como funciona a cirurgia para retirada de silicone, feita por Famosas?
Principais notícias do Dia
Publicado em 19/10/2024

Carolina Dieckmann, de 46 anos, Giovanna Antonelli, de 47, e Manu Gavassi, de 31, são algumas das famosas que fizeram explante de silicone.

O cirurgião plástico Fernando de Azevedo Lamana explica que, após a retirada das próteses, pode ser necessário realizar outros procedimentos, visto que o seio “pode não retornar ao aspecto natural original, especialmente se a pele ficou esticada ou se houve atrofia do tecido mamário.”

“Nesses casos, é comum a necessidade de outros procedimentos, como a mastopexia, para reposicionar e ajustar a mama. Cada caso é avaliado individualmente para definir se apenas a remoção é suficiente ou se há necessidade de uma correção adicional”, explicou.

Entenda mais detalhes sobre a cirurgia para explante de silicone.

Como funciona o procedimento para retirada das próteses?

“O procedimento para retirada das próteses de silicone envolve uma cirurgia realizada sob anestesia, que pode ser local com sedação ou geral, dependendo da avaliação do cirurgião. O cirurgião faz uma incisão na região onde a prótese foi inserida (geralmente na mesma cicatriz da cirurgia anterior) e remove o implante. Em alguns casos, pode ser necessário remover a cápsula fibrosa que se forma ao redor da prótese. Dependendo da situação dos tecidos e do desejo da paciente, pode ser indicada uma mastopexia (lifting) para reposicionar o tecido mamário.”

E o pós-operatório? É mais tranquilo que para colocar?

“O pós-operatório pode ser mais simples do que o de colocação, mas depende de diversos fatores, como a necessidade de retirada de tecido cicatricial ou a realização de procedimentos adicionais, como mastopexia. A dor é geralmente menor, mas ainda podem ocorrer desconfortos, como inchaço e hematomas. A recuperação costuma ser mais rápida, com retorno às atividades leves em cerca de uma a tres semanas, porém, o repouso adequado é fundamental para a cicatrização.”

O aumento no número de famosas tem influenciado também na quantidade de pessoas em busca do procedimento para retirada das próteses?

“O aumento da visibilidade de celebridades que optaram pela retirada das próteses mamárias tem, de fato, influenciado mais pessoas a se informarem sobre essa cirurgia. Entretanto, a grande maioria das pacientes procura pela introdução e não pela retirada dos implantes.”

Tem gente que coloca silicone atrás do músculo e outros na frente. Como funciona melhor isso e qual é o efeito mais natural?

“A colocação dos implantes pode ser feita tanto atrás do músculo peitoral (submuscular) quanto na frente dele (subglandular). A escolha depende de fatores como o biotipo da paciente, a quantidade de tecido mamário natural e as expectativas em relação ao resultado estético. A escolha do plano da prótese depende da experiencia e indicação do cirurgião.”

É possível aumentar os seios ou mudar o formato deles sem o uso de silicone? Como funciona isso? É um procedimento temporário?

“Sim, é possível modificar o formato ou aumentar o volume dos seios sem o uso de silicone, por meio de técnicas como o enxerto de gordura (lipofilling), que utiliza a própria gordura da paciente, geralmente retirada de áreas como o abdômen ou coxas. Esse procedimento é permanente, mas pode haver uma reabsorção parcial da gordura transplantada ao longo do tempo, o que pode demandar sessões adicionais para otimizar o resultado.”

Algo que gostaria de acrescentar ou esclarecer?

"É importante que qualquer pessoa interessada em realizar a retirada de próteses mamárias ou outros procedimentos estéticos consulte um cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Apenas esses profissionais são devidamente qualificados para realizar esse tipo de cirurgia, garantindo segurança e melhores resultados. Além disso, o acompanhamento médico adequado antes e depois da cirurgia é fundamental para a recuperação e para a satisfação com os resultados.”

Comentários