A classificação do Cruzeiro à final da Copa Sul-Americana deu um novo gás ao time celeste na busca por um melhor momento também no Campeonato Brasileiro. Na competição nacional, a equipe de Fernando Diniz desafiará o Flamengo e o retrospecto recente contra os cariocas, nesta quarta-feira (6), às 21h (de Brasília), no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 32ª rodada.
O retrospecto recente de Cruzeiro e Flamengo no Independência, palco do jogo desta quarta-feira, é positivo para o time celeste.
O Cruzeiro tem 100% de aproveitamento contra o Flamengo no estádio do Horto, em Belo Horizonte. Nos dois jogos até aqui, duas vitórias azuis. A equipe estrelada fez quatro gols e sofreu um.
Cruzeiro x Fla no Indepa
A primeira vitória estrelada em cima do Flamengo no Independência foi na década de 1960. O Cruzeiro venceu por 3 a 1, com gols de Fescina, Dirceu Lopes e Wilson Almeida. Amauri fez o de honra para os visitantes.
Essa partida teve cunho amistoso e foi beneficente, válida pelo Torneio do Bispo, em 1965. A competição foi organizada pelo então bispo de Belo Horizonte, Dom Serafim Fernandes, com o intuito de arrecadar fundos para a construção da Faculdade Católica da capital mineira.
O segundo jogo entre as equipes no Horto foi em 2012, com vitória do Cruzeiro por 1 a 0, na 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na ocasião, Borges marcou o gole da vitória azul.
Retrospecto recente
Apesar dos números positivos no Independência, a última vitória do Cruzeiro em jogos contra o Flamengo aconteceu há seis anos. No dia 8 de agosto de 2018, no Maracanã, a equipe estrelada venceu por 2 a 0, na ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América. Na ocasião, De Arrascaeta e Thiago Neves marcaram os gols da vitória cruzeirense.
Na volta, o time do Rio de Janeiro venceu por 1 a 0, no Mineirão (gol de Léo Duarte), e o Cruzeiro passou de fase. No entanto, foi eliminado pelo Boca Juniors-ARG nas quartas de final.
Desde então, o Cruzeiro não sabe o que triunfar contra os Rubro-Negros. De lá para cá foram oito jogos, com sete derrotas celestes e apenas um empate. O aproveitamento da equipe mineira é de 4% nesse recorte.
Esse retrospecto contempla dois jogos pela Copa Libertadores e os demais válidos no Brasileirão, com partidas realizadas em turno e returno nas edições de 2018, 2019, 2023.
O confronto desta quarta-feira será o segundo das equipes no Brasileirão de 2024. No turno, o Flamengo bateu o Cruzeiro por 2 a 1, no dia 30 de junho, no Maracanã, pela 13ª rodada. Pedro e Fabrício Bruno marcaram os gols cariocas. Matheus Pereira descontou para o time de Belo Horizonte.
Retrospecto geral
Em toda a história, Cruzeiro e Flamengo já se enfrentaram cem vezes. O Fla também leva vantagem no retrospecto geral, com 38 vitórias, três a mais do que o time celeste. 27 empates completam a estatística de duelos entre mineiros e cariocas.
O Cruzeiro marcou 121 gols e sofreu 133, segundo dados do site Cruzeiropédia, uma enciclopédia virtual sobre a história cruzeirense.
Retrospecto em Belo Horizonte
Contando os jogos em todos os estádios de Belo Horizonte, Cruzeiro e Flamengo já se enfrentaram 46 vezes, com 20 vitórias celestes, 13 empates e 13 derrotas. Nos gols, 69 contra 51, vantagem para a equipe cinco estrelas.