Candidatos postam a ‘cola’ que levaram escondidos para Enem
Principais notícias do Dia
Publicado em 07/11/2024

Candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 geraram polêmica nas redes sociais ao admitirem que usaram uma “cola” durante a avaliação do último domingo (4).

“Dica de ouro, meninas!”, escreveu uma das jovens na legenda da foto que mostra uma folha com modelo pré-pronto par redação. Em outra imagem, um supsoto candidato disse: ''nunca foi sorte, sempre foi truque’’.

Segundo o edital de 2024, “utilizar ou tentar utilizar meio fraudulento em benefício próprio ou de terceiros em qualquer etapa do Exame” leva à eliminação do estudante. Inclusive, há relatos de que, no dia da aplicação do Enem, cartazes foram espalhados nas escolas com o aviso de que “fraudar a prova é um crime federal”.

Segundo nota enviada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) ao G1, os estudantes que publicaram evidências de que “colaram” podem ser desclassificados, mesmo sem terem sido flagrados no momento da prova.

“O edital do Enem prevê que os participantes do exame podem ser eliminados ‘a qualquer momento’ caso utilizem meios fraudulentos em benefício próprio. Portanto, estudantes identificados descumprindo as regras serão desclassificados”, disse o órgão.

A reportagem entrou em contato com Inep e aguarda um retorno.

Comentários