Mais de 30% da população brasileira já utilizou o serviço de moto por aplicativo, é o que aponta uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha e encomendada pela Uber. Segurança, praticidade e preço são os principais motivos apontados pelos passageiros. A pesquisa divulgada nesta semana marca os quatro anos do serviço de Uber Moto no Brasil, completados neste mês de novembro.
O levantamento revelou que 44% dos brasileiros costumam se deslocar de moto, sendo 21% com frequência. No caso do serviço por aplicativo, 31% dos entrevistados já usaram o serviço de moto por aplicativo e 24% não utilizaram, mas podem vir a usar algum dia.
Perfil dos usuários
Entre os entrevistados que utilizam o serviço de moto por aplicativo com frequência, 54% são mulheres e 46% são homens. Quase 60% desses passageiros têm ensino médio completo, enquanto 21% têm ensino superior. A maior parte dos passageiros que utilizam o serviço com frequência estão nas regiões Sudeste e Nordeste.
Destaques curiosos
Para comemorar os quatro anos da chegada do Uber Moto no Brasil, a empresa divulgou não só a pesquisa feita pelo Datafolha, mas também alguns dados curiosos:
O usuário que mais utiliza o aplicativo é de Fortaleza (CE) e já pediu o Uber Moto mais de 5.200 vezes;
O motociclista cadastrado no aplicativo com o maior número de viagens é de Manaus (AM). Ele já realizou 27 mil deslocamentos;
Mais de 800 mil motociclistas parceiros já realizaram pelo menos uma viagem de Uber Moto.
Segurança
Apesar da preocupação da população em geral em relação à segurança do transporte de passageiros em motos de aplicativo, mais de 40% dos entrevistados pelo Datafolha afirmaram que consideram o transporte de moto por aplicativo mais seguro que o mototáxi, enquanto 31% afirmam que consideram o serviço mais seguro do que o transporte público. Respeito às regras de trânsito por parte dos condutores, fornecimento de capacete e experiência dos motoristas foram os principais motivos citados, segundo a pesquisa.
Laura Lequain, head de Uber Moto no país, afirma que a empresa tem colhido “números extraordinários” no Brasil, que mostram que a Uber vive um novo fenômeno no país. Para ela, o baixo custo do serviço pode ser a razão do sucesso: “em quatro anos, percebemos que o transporte de pessoas em motocicletas já não é mais uma novidade e ganhou um público fiel que utiliza o produto para deslocamentos de rotina, como para ir ao trabalho, à faculdade ou a uma atividade de lazer. Uber Moto é a modalidade mais acessível que temos, é mais barato que fazer uma viagem com carro, o que atrai um público que prefere ou que precisa pagar menos e que utiliza a nossa plataforma para se movimentar com praticidade e que tem à disposição uma série de ferramentas de segurança”.