Governo de Minas analisa proposta para retorno da PM na segurança dos estádios de Futebol
Principais notícias do Dia
Publicado em 13/11/2024

O governador em exercício de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), vai analisar a viabilidade técnica e jurídica para que a segurança nos estádios mineiros seja novamente responsabilidade da Polícia Militar de Minas Gerais.

Após a confusão na Arena MRV, o deputado João Vitor Xavier (Cidadania) pediu nesta terça-feira (13), no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que o Estado autorize a volta da PM ao policiamento ostensivo dentro dos estádios em Minas Gerais.

“Uma coisa é a segurança privada, com colete alaranjado ou verde-limão, tentando conter um bandido. Outra coisa é um policial treinado e preparado, com cassetete, com escudo, com algema, com capacete, fardado e com o direito legal do uso da força para conter bandido. Estamos vivendo um conto de fadas, achando que um cara com colete amarelo vai conseguir conter bandido. Aquele cara é um pai de família, que muitas vezes está fazendo um bico no final de semana, ele não tem preparo para esse tipo de enfrentamento. Isso é covardia, inclusive, com ele, já que a vida dele está em risco”, afirmou o deputado.

O parlamentar encaminhou o pedido ao governador em exercício. Após a repercussão, a Itatiaia conversou nas últimas horas com vários parlamentares de diferentes partidos que disseram que vão engrossar o coro para retorno da PM aos estádios.

Desde 2012, a PM não faz o policiamento ostensivo nos estádios. Hoje, a corporação, só é acionada apenas de forma reativa, quando a segurança privada e a gestora do estádio admitem que perderam o controle da situação.

Na esfera federal, o deputado João Xavier foi a Brasília e pediu apoio do Presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco, pra desengavetar um projeto apresentado pelo senador Alexandre Silveira que cria o crime de rixa desportiva - com pena de 4 a 8 anos de prisão. O crime pode ser associado a outros crimes como homicídios, em caso de morte.

De volta à Minas Gerais, a Itatiaia apurou que forças de segurança de Minas Gerais já identificaram torcedores envolvidos na confusão generalizada na Arena MRV, no último domingo (10). A informação foi confirmada por fontes na alta cúpula das forças.

A identificação foi feita principalmente com base nas imagens registradas por câmeras na Arena MRV. Como a reportagem antecipou, as imagens de 351 câmeras do estádio e outras 1.306 espalhadas em pontos estratégicos da capital estão sendo analisadas pelos setores de inteligência das forças de segurança do Estado.

Para não atrapalhar as investigações, os núcleos de inteligência das forças não vão divulgar antecipadamente as identidades. Com as identificações em mãos, a Polícia Militar e a Polícia Civil vão dar inicio ao trabalho de rastreamento e localização dos envolvidos.

Comentários