Dia Mundial da Diabetes: veja três fatos sobre a Doença
Principais notícias do Dia
Publicado em 14/11/2024

No mundo, 250 milhões de pessoas têm diabetes, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, são cerca de 12 milhões de brasileiros convivendo com a doença, segundo o Ministério da Saúde, o equivalente a aproximadamente 7% da população adulta do país.

Para espalhar conhecimento sobre a condição, comemora-se, nesta quarta-feira (14), o Dia Mundial do Diabetes. Trata-se de uma condição crônica e sem cura relacionada diretamente à produção de insulina, que é um hormônio secretado pelo pâncreas, essencial para transformar o açúcar, amido e outros alimentos em energia.

Quando um paciente tem diabetes, o corpo dele não produz insulina suficiente ou não consegue usar eficazmente a que produz. Sem o hormônio, os níveis de glicose no sangue aumentam, uma condição chamada hiperglicemia, principal característica do diabetes. A doença, se não tratada, pode gerar danos nos rins, olhos, coração, nervos, vasos sanguíneos, entre outras complicações.

Fatos sobre a diabetes

Diabetes é uma doença silenciosa

Pacientes com diabetes tipo 2, geralmente, têm poucos ou nenhum sintoma durante longos períodos. Os sintomas clássicos, que incluem aumento da sede e, consequentemente, do volume urinário, e perda de peso não explicada, só acontecem quando os níveis de glicose no sangue já estão muito elevados, em geral, acima de 180 mg/dL.

Exercício físico ajuda a controlar o diabetes

O exercício físico, quando adequadamente orientado e praticado, pode ser um grande aliado. Manter o corpo ativo ajuda no controle da glicemia e na redução do risco cardiovascular de pacientes com diabetes.

Para pacientes com pré-diabetes, praticar 150 minutos por semana de atividade física aeróbica de moderada intensidade reduz o risco de diabetes tipo 2. Para quem já tem a diabetes tipo 2, a prática de exercícios combinados resistidos e aeróbicos promovem reduções significativas da hemoglobina glicada.

O cronograma ideal inclui pelo menos 1 ciclo de 10 a 15 repetições de 5 ou mais exercícios, duas a três vezes por semana, em dias alternados. Também seria necessário, no mínimo 150 minutos semanais de exercícios aeróbicos de intensidade moderada ou equivalente de alta intensidade, sem permanecer mais do que dois dias consecutivos sem atividade.

É possível ter diabetes e manter uma vida saudável

Combinando os exercícios e uma alimentação saudável, o paciente com diabetes, assim como qualquer outra pessoa, tem uma vida muito mais saudável. No caso da alimentação, é melhor dar preferência aos carboidratos complexos, como batata doce, arroz integral, vegetais em geral, aveia, feijões, ervilhas, lentilhas e frutas.

 

Comentários