Bacia de contenção da Vilarinho: moradores avaliam Prejuízos
Principais notícias do Dia
Publicado em 14/11/2024

Na manhã desta quinta-feira (14), moradores e comerciantes fazem a limpeza das casas e lojas após a bacia de contenção da Vilarinho, na região de Venda Nova, transbordar devido a forte chuva que atingiu Belo Horizonte.

A construção dessa estrutura de captação em forma de caixa ou “piscinão” — com área aproximada de 2.500 m² e volume da ordem de 10 mil m³ (10 milhões de litros) — recebe o volume excedente das chuvas e das redes de drenagem do entorno.

Segundo a Defesa Civil, em duas horas, foram 74,4 milímetros na região, ou seja, 31,5% da precipitação esperada para novembro. A média esperada para todo o mês é de 236 milímetros.

Carros arrastados

As ruas do bairro Maria Goretti, na região Nordeste de Belo Horizonte, um dos pontos mais castigados pela chuva, amanheceram tomadas por lama. No fim da tarde de ontem (13), imagens que mostravam carros cobertos pela água, tomaram as redes sociais. Hoje ainda é possível ver dois veículos destruídos ''amontoados’’.

Equipes da prefeitura de Belo Horizonte (PBH) fazem uma vistoria, nesta manhã, no Parque Fazenda Lagoa do Nado, no bairro Itapoã, em Venda Nova, após o rompimento da barragem de contenção durante as chuvas fortes.

Cidade sob alerta

As regiões Leste, Nordeste, Norte, Pampulha e Venda Nova estão sob risco de deslizamentos e desabamentos devido à virtude dos volumes de chuvas registrados. O comunicado da Defesa Civil é válido até a próxima segunda-feira (18).

Diante disso, recomenda-se atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.

Há previsão de novas pancadas ainda hoje na capital. Conforme o órgão, a previsão meteorológica indica que o dia será de céu nublado, com chuvas e possíveis trovoadas isoladas.

Comentários