MP aciona equipe especializada para apurar se havia falhas na Lagoa do Nado
Principais notícias do Dia
Publicado em 15/11/2024

O Ministério Público (MP) prepara laudos técnicos para apurar se havia algum tipo de falha na estrutura da barragem da Lagoa do Nado, que fica em um parque na região de Venda Nova, e se rompeu durante o temporal que atingiu Belo Horizonte na última quarta-feira.

A Itatiaia apurou que o MP enviou todo o efetivo da equipe do Núcleo de Combate aos Crimes Ambientais (Nucrim), ligado ao Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Caoma), para levantamento de informações. Os detalhes apurados vão constar em laudos que estão sendo elaborados pelo corpo técnico do Ministério Público.

Os documentos serão analisados pelos promotores do meio ambiente para fundamentar as decisões que serão tomadas pelo MP. Eles servirão para apontar se ocorreram erros por parte da prefeitura e os eventuais responsáveis.

A represa fica na área da Fazenda Lagoa do Nado. Considerado um parque municipal, a área é de responsabilidade da prefeitura de Belo Horizonte.

O que diz a prefeitura

A prefeitura afirma que o motivo do rompimento foi o excesso de chuva. O executivo municipal negou que fragilidades na estrutura tenham sido percebidas antes do colapso.

Após o rompimento, mais 60 milhões de litros de água vazaram por meio do buraco de 80 metros que se abriu na estrutura da barragem.

Comentários