Moradores da Rua da Horta, no Bairro Vila Ecológica, no Barreiro, em Belo Horizonte, enfrentam grandes problemas com um acumulador. Há cerca de sete anos, vizinhos enfrentam sérios riscos com o acúmulo de lixo e objetos em uma residência de um homem.
A casa apresenta risco de desabamento e incêndios, que já ocorreram duas vezes, o último deles aconteceu na noite da última segunda-feira (11). Patrícia Pereira de Souza é uma das moradoras que teve a casa afetada com o incêndio:
“Foi por volta de 23h no terreno do vizinho, que acumula lixo… Tem uma casa de madeira, de plástico, de latinha, de tudo um pouco. Tive prejuízo de quatro telhas e na minha máquina de lavar de 13 kg. O meu vizinho teve o prejuízo do muro, que teve que reformar”, disse.
Ela ainda relata prejuízos na caixa d'água, com televisão e com a geladeira de vizinhos. Para além do incêndio, Patrícia relata a invasão de animais peçonhentos no local: “cobra, rato, barata e escorpião. Tudo ali tem um pouco”.
Kate Carolina da Silva Guedes mora no local há 24 anos, e diz que já tentou oferecer ajuda ao acumulador, mas sem sucesso. “Já fiz vídeo de cobra. Mostrei para ele! Conversamos numa boa... Mas o que entra em um ouvido sai pelo sai”, contou.
A reportagem da Itatiaia foi até o local, mas o acumulador não estava em casa no momento. De acordo com os vizinhos, ele chega a ficar dias sem ir até o local.
Por meio de nota, a Prefeitura de Belo Horizonte disse que uma equipe da Zoonoses, além de Agentes de Combate a Endemias e de Saúde da Família estiveram no endereço para verificar a situação do local e tomar as medidas cabíveis.
“Foi realizada a limpeza do terreno com a retirada dos inservíveis”, informou. Ainda segundo a Prefeitura, o morador é acompanhado pelas equipes de Saúde da Família, Saúde Mental e Serviço Social. E, que em 2024 foram realizadas várias tentativas de vistoriar o imóvel pela equipe de Zoonoses para fazer o controle químico com aplicação de biolarvicida. Em algumas delas, o proprietário não atendeu à equipe.