Um ônibus que transportava 45 passageiros caiu de uma ribanceira em União dos Palmares, no interior de Alagoas, nesse domingo (24). Ao menos 18 pessoas morreram e 28 ficaram feridas.
O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 15h, e socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também foram ao local, conhecido como ‘Serra da Barriga’.
O motorista perdeu o controle da direção devido a uma falha mecânica, e o veículo capotou em uma ribanceira. O ônibus ficou tombado em uma área de difícil acesso. As vítimas foram levadas ao Hospital Geral do Estado, ao Hospital Metropolitano e ao Hospital Regional da Mata.
A princípio, foram confirmadas oito mortes. Em seguida, o governo afirmou que eram 23 e, posteriormente, corrigiu a contabilização para 17. Na manhã desta segunda (25), mais um óbito foi confirmado: o dia uma criança de quatro anos. Uma das vítimas era gestante.
A maioria das vítimas era de crianças que participavam do projeto Pôr do Sol na Serra, no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, com atrações artísticas e culturais em novembro, mês da Consciência Negra.
Aulas suspensas
As aulas da rede estadual de ensino de União dos Palmares, em Alagoas, foram suspensas nesta segunda-feira (25).
As atividades da sede da 7ª Gerência Especial de Educação também foram suspensas nesta segunda-feira. Em nota, a Secretária de Educação, Roseane Vasconcelos, afirmou que “todas as energias estão totalmente destinadas ao apoio das vítimas e suas famílias”.
Autoridades lamentam
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou o que aconteceu e disse que dará todo o apoio necessário às famílias. “O governo federal está acompanhando a situação e dará todo o apoio necessário às autoridades estaduais no socorro, atendimento e amparo às vítimas”, afirmou.
O deputado alagoano Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, disse estar ‘consternado’ e ‘entristecido’ devido ao acidente.
O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB) decretou luto oficial de três dias e prestou condolências aos familiares das vítimas. “Determinei a mobilização total do Estado e equipes do Corpo de Bombeiros, Samu e a estrutura de saúde estão atuando para socorrer e atender os feridos. As vítimas estão sendo acolhidas nas UPAs [unidades de pronto atendimento] e no Hospital Regional da Mata”, disse o governador.
*Com informações da CNN