Dez suspeitos foram presos e diversas armar apreendidas durante uma megaoperação de combate à organização criminosa Terceiro Comando Puro (TCP) com atuação no estado de Minas Gerais e realizada, nesta quarta-feira (27), pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Os resultados foram divulgados em coletiva de imprensa no fim desta manhã.
Conforme o órgão, foram feitas busca e apreensão em presídios de Minas e do Rio de Janeiro. As lideranças do TCP no Rio de Janeiro foram alvos. Dos 17 mandados prisão, 14 foram cumpridos. Dez ocorreram em Minas Gerais. Também foram localizados: um fuzil 556, 10 pistolas, milhares de munições, dois revólveres, 188 tabletes maconha.
Cabana do Pai Tomás
Durante dois anos de investigação, autoridades apuraram o funcionamento de uma organização criminosa vinculada ao TCP instalada na região do Cabana do Pai Tomás, na região do Oeste da capital, por meio do tráfico de drogas, da posse e no porte ilegal de armas de fogo e de lavagem de dinheiro.
“Nesse período, os investigadores mapearam a atuação de vários integrantes das citadas organizações criminosas, cada um com uma atribuição específica, incluindo não apenas as atividades criminosas típicas, mas também o fornecimento de sinal de internet, ações assistencialistas e apoio jurídico que visavam o controle e fomento da organização criminosa em território mineiro”, disse o MPMG.