Sob pressão nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro, Cruzeiro e Grêmio se enfrentam na noite desta quarta-feira (27), às 21h (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte. Em caráter de decisão, os times de Fernando Diniz e Renato Gaúcho medirão forças pela 35ª rodada.
Após a perda do título da Copa Sul-Americana, o Cruzeiro tentará uma vaga na próxima Copa Libertadores por meio do Brasileirão. Para isso, a equipe celeste precisa se manter na sétima posição, com 47 pontos, até o fim da Série A. Em caso de vitória contra o Grêmio, o Cruzeiro abrirá três pontos de vantagem para Bahia e Corinthians, principais rivais na disputa e que já detêm a mesma pontuação.
Por outro lado, o Grêmio quer quebrar um jejum de três rodadas sem vitória e, de quebra, eliminar os riscos matemáticos de rebaixamento. O Tricolor Gaúcho está na 15ª posição, com 40 pontos, e tem dois de diferença para o Criciúma, primeiro time dentro da zona de rebaixamento, em 17º lugar.
Cruzeiro pode ter mudanças
Vaiado pela torcida contra o Racing, no último sábado (23), o volante Walace deve ser substituído novamente por Lucas Silva; dessa vez, desde o começo da partida. O camisa 16 tende a atuar no meio-campo ao lado de Lucas Romero, Matheus Henrique e de Matheus Pereira.
Outra possível alteração, não tão certa como a mudança entre os volantes, é na zaga. Apesar de Lucas Villalba e João Marcelo terem atuado mal na final da Sul-Americana, o argentino pode ser mantido e formar dupla com Zé Ivaldo.
No ataque, também não está descartada a entrada de Lautaro Díaz na vaga de Gabriel Veron. Barreal aparece como outra opção para o setor em um jogo que vale muito para o Cruzeiro na tabela.
Desfalques no Cruzeiro
Vale ressaltar que, suspensos pelo terceiro cartão amarelo, o lateral-esquerdo Kaiki e o volante Ramiro não estarão à disposição do Cruzeiro para enfrentar o Grêmio.
Supremacia do Cruzeiro no Mineirão
Na história, o Cruzeiro ostenta uma supremacia contra o Grêmio em jogos no Mineirão, incluindo todas as competições. Em clássicos interestaduais no Gigante da Pampulha, os mineiros levaram a melhor 22 vezes, enquanto os gaúchos ganharam seis jogos e houve, ainda, quatro empates. O aproveitamento do Cruzeiro sobre o adversário no estádio é de 72,91% de aproveitamento.
Chances de Libertadores e rebaixamento
De acordo com cálculos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Cruzeiro tem 33,1% de chances de jogar a Libertadores em 2025 por meio do Brasileirão. O Grêmio, por sua vez, focado em se distanciar do Z4, tem apenas 1,2%.
Já com relação ao rebaixamento, o Grêmio tem uma probabilidade pequena de 6,1%, ao passo que o Cruzeiro não tem mais chances matemáticas de ser rebaixado.
Mudanças na zaga do Grêmio
O zagueiro Rodrigo Ely, que deixou o gramado da Arena com dores no pé esquerdo, na última quarta-feira (20), no empate com o Juventude, não teve lesão confirmada até o momento. No entanto, não tem participado dos treinos desta semana. Portanto, não atuará contra o time de Diniz. Além dele, o Tricolor não poderá contar com Kannemann, que passou por cirurgia no quadril e só retornará à equipe em 2025.
Por outro lado, o técnico Renato Portaluppi terá o reforço de Jemerson, que cumpriu suspensão na última rodada e está à disposição. Assim, a dupla de zaga deve ser formada por Geromel e pelo ex-Atlético.
Tricolor Gaúcho terá ‘reforços de seleção’
No meio-campo, Renato poderá iniciar a partida com Villasanti como primeiro volante, além do meia Aravena e do atacante Soteldo. O trio foi acionado apenas no segundo tempo do jogo da 34ª rodada, pois ainda estava desgastado por disputar as Eliminatórias com suas respectivas seleções.
Dessa forma, o Tricolor pode apresentar pelo menos quatro mudanças em relação à equipe que enfrentou o Juventude na última semana.
Cruzeiro x Grêmio
Cruzeiro
Cássio; William, João Marcelo (Zé Ivaldo), Lucas Villalba e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva (Walace), Matheus Henrique e Matheus Pereira; Gabriel Veron (Lautaro Díaz/Barreal) e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Diniz.
Grêmio
Marchesín; João Pedro, Geromel, Jemerson e Reinaldo; Villasanti, Dodi, Aravena (Edenilson), Cristaldo e Soteldo; Braithwaite.
Motivo: 35ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 27 de novembro de 2024 (quarta-feira), às 21h (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
Árbitro de vídeo (VAR): Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
Transmissão: Itatiaia 95,7 FM, 610 AM e no YouTube; e Premiere (na TV)