Em busca de paz e alívio na pressão pela falta de vitórias, o Cruzeiro enfrenta o Bragantino neste domingo (1º), às 18h30 (de Brasília), no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Contra o Massa Bruta, o Cruzeiro tenta encerrar o jejum de três jogos. O time celeste não vence há 21 dias e o último triunfo aconteceu no dia 9 de novembro, quando venceu o Criciúma por 2 a 1, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 33ª rodada do Brasileirão.
Briga por Libertadores
Como o Botafogo lidera a Série A e foi campeão da Copa Libertadores, contra o Atlético, uma oitava vaga para o torneio continental foi aberta por meio do Brasileirão. A duas rodadas do fim da liga nacional, Cruzeiro, Bahia e Corinthians disputam as duas vagas restantes.
As vitórias de Bahia e Corinthians contra Cuiabá e Criciúma, respectivamente, fizeram o Cruzeiro cair da sétima para a nona posição, com 48 pontos e dois a menos em relação aos rivais. Mas o cenário pode mudar significativamente nas próximas horas se os mineiros conquistarem três pontos no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.
Segundo projeção do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) à Itatiaia, o Cruzeiro pode ampliar sua probabilidade de disputar a Libertadores em 38,4%. Antes da abertura da rodada, quando ainda ocupava o sétimo lugar, o Cruzeiro tinha 27%. Com a rodada em aberto, esse índice subiu para 35,9%.
O Bahia, por sua vez, pode reduzir as chances de 79,9% para 61,1%, e o Corinthians de 79,5% para 62,4%.
Com os três pontos somados fora de casa e a distância de dois pontos para o Cruzeiro, Bahia e Corinthians somam quase 80% de chances de ir à Libertadores. O Esquadrão de Aço tem 79,9%, enquanto o Timão ostenta 79,5% de chances de jogar a competição internacional em 2025.
Reencontro com Seabra
A partida deste domingo marcará o reencontro do Cruzeiro com o técnico Fernando Seabra. O ex-treinador celeste hoje comanda o Bragantino e vive situação perigosa. A equipe paulista luta desesperadamente contra o rebaixamento, na 18ª posição, com 37 pontos em 35 jogos.
O Cruzeiro
No interior de São Paulo, o time comandado por Fernando Diniz pode voltar a vencer como visitante no Brasileirão depois de quatro meses. O último triunfo da equipe celeste nessa condição foi em 27 de julho, na goleada contra o Botafogo, por 3 a 0, no Nilton Santos, no Rio. À época, pela 20ª rodada, o Cruzeiro ainda era dirigido por Fernando Seabra.
Desde que venceu o Botafogo em solo carioca, o Cruzeiro acumulou quatro derrotas e dois empates fora de casa na Série A.
Vale ressaltar que, durante esse período, o Cruzeiro chegou a vencer longe de Minas Gerais, mas pela Copa Sul-Americana. Há mais de um mês, em 30 de outubro, o time celeste derrotou o Lanús, por 1 a 0, em Lanús, pela semifinal do torneio continental. Com o resultado, o clube chegou à final da competição internacional.
Desfalques e retornos
O técnico Fernando Diniz terá desfalques importantes para essa partida. O volante Matheus Henrique, com fratura em uma das costelas, está fora. O atacante Kaio Jorge, com lesão muscular, também não joga. A dupla já havia ficado fora do empate em 1 a 1 com o Grêmio, nessa quarta-feira, no Mineirão, pela 35ª rodada.
Apesar das ausências, o treinador contará com dois retornos. O volante Ramiro e o lateral-esquerdo Kaiki, opções no banco de reservas, cumpriram suspensão automática contra o Grêmio e voltam a ficar à disposição.
Por causa de um desgaste muscular, o zagueiro Lucas Villalba e o atacante Gabriel Veron não participaram da atividade na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, na última sexta-feira (29), e são dúvidas para o confronto. Em caso de mudanças na defesa e no ataque, Zé Ivaldo e Tevis são os favoritos para as vagas de Villalba e Veron, respectivamente.
O Bragantino
Dono da pior campanha do returno da Série A, com 11 pontos conquistados em 48 disputados, o Massa Bruta não triunfa há 11 rodadas. Desde então, o Red Bull Bragantino soma sete empates e quatro derrotas. A última vitória foi contra o Bahia, em Bragança Paulista, em 1º de setembro. Na ocasião, as equipes se enfrentaram pela 25ª rodada da Série A.
Diante do péssimo aproveitamento de 22,92% no returno, o Red Bull Bragantino entrou de vez na briga contra o rebaixamento. A equipe do interior de São Paulo só ganhou um dos últimos 16 jogos, além de oito empates e sete derrotas.
Antes de receber o Cruzeiro, o time de Fernando Seabra está a dois pontos do Fluminense, com 39, o primeiro time fora da zona da degola, na 16ª posição.
O técnico Fernando Seabra tem desfalques. Estão no departamento médico o lateral-direito Nathan Mendes, com dor na perna esquerda, os meias Eric Ramires, com lesão na coxa direita, e Gustavo Neves, com dor muscular na coxa esquerda, além do atacante Thiago Borbas, com lesão muscular na coxa direita.
Bragantino x Cruzeiro
Bragantino
Cleiton; Andrés Hurtado, Pedro Henrique, Eduardo e Juninho Capixaba; Matheus Fernandes, Lucas Evangelista e Lincoln; Jhon Jhon, Eduardo Sasha e Vinicinho (Mosquera). Técnico: Fernando Seabra.
Cruzeiro
Cássio; William, Zé Ivaldo (Lucas Villalba), João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva, Barreal e Matheus Pereira; Lautaro Díaz e Gabriel Veron (Tevis/Kaique Kenji). Técnico: Fernando Diniz.
Motivo: 36ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 1º de dezembro de 2024, às 18h30 (de Brasília)
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (FIFA)
Assistentes: Bruno Boschilia (FIFA) e Michael Stanislau (CBF)
VAR: Wagner Reway (VAR-FIFA)
Transmissão: Itatiaia (95,7 FM, 610 AM e no YouTube); e Premiere (na TV)