Depois da derrota do Atlético na final da Copa Libertadores, o chileno Eduardo Vargas deu a entender que deixará o clube ao fim da temporada. O jogador, que tem contrato até 31 de dezembro, não terá o vínculo renovado pelo Alvinegro. Ele sairá como terceiro maior artilheiro estrangeiro do Galo, mas será lembrado por erros decisivos em campanhas do principal torneio do continente.
Vargas tem 33 gols com a camisa do Atlético. A temporada 2024 é a segunda melhor do jogador quando o assunto é balançar as redes. Ele marcou nove vezes, menos apenas do que em 2021, quando anotou 13 tentos.
O chileno fica atrás apenas de Lucas Pratto e Juan Cazares na lista dos maiores artilheiros estrangeiros do Galo. O centroavante argentino fez 42 gols, enquanto o meia equatoriano marcou 41.
Títulos e falhas na Libertadores
Eduardo Vargas conquistou diversos títulos em sua passagem pelo Atlético e foi importante nas conquistas. Ele foi campeão brasileiro e da Copa do Brasil em 2021 - este último com dois gols na final -, da Supercopa do Brasil em 2022 e quatro vezes do Estadual.
No entanto, ele deixa o Atlético marcado por erros em momentos decisivos. Na semifinal da Libertadores de 2021, ele fez o gol do Galo na eliminação contra o Palmeiras, mas desperdiçou chance clara de balançar as redes quando o Alvinegro vencia por 1 a 0. No fim, o time levou o empate no Mineirão e foi eliminado pelo critério do gol marcado como visitante.
Em 2022, o Atlético enfrentou o Palmeiras nas quartas de final e foi eliminado nos pênaltis. O Galo tinha dois jogadores a mais em campo, mas Vargas foi expulso por reclamação ostensiva contra o árbitro. Além de diminuir a vantagem em campo, o jogador era um dos cobradores de penalidades do time.
Na decisão do último sábado, Vargas novamente deixou duas imagens para a torcida. Primeiro, ele saiu do banco de reservas para marcar de cabeça minutos após entrar em campo.
Com a partida em 2 a 1 para o Botafogo, Vargas teve duas chances claras de empatar para o Atlético e ajudar o time a levar a decisão para a prorrogação, mas errou as duas finalizações. No fim, o time carioca marcou o terceiro e conquistou o título inédito.
Eduardo Vargas deixará o Atlético com 165 jogos, 33 gols marcados e 15 assistências.