Justiça aceita denúncia contra ‘gêmea famosa’ de ‘Vale o Escrito’
Publicado em 18/12/2024 10:16
Principais notícias do Dia

A Justiça tornou ré Tamara Harrouche Garcia, ex-companheira do contraventor Bernardo Bello, por envolvimento em lavagem de dinheiro relacionada à “Casa de Vidro”, situada na Barra da Tijuca, zona Oeste do Rio de Janeiro.

O juiz Gustavo Gomes Kalil, da 1ª Vara Criminal Especializada em Crimes Organizados, acolheu a denúncia apresentada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) na noite da última segunda-feira (16).

Conforme a acusação, Tamara teria ocultado a movimentação de recursos obtidos de forma ilícita ao receber em espécie os aluguéis de um imóvel de alto padrão, de propriedade dela e de seu ex-marido, Bernardo Bello, que está foragido da Justiça. Bello é identificado como um dos líderes do esquema de jogo do bicho na capital fluminense.

A casa, que já havia sido bloqueada judicialmente por ter sido adquirida com capital de origem criminosa, foi alugada ao jogador do Flamengo, Erick Pulgar, entre setembro de 2023 e março de 2024. Segundo o Ministério Público, o atleta não foi investigado ou acusado de envolvimento no caso.

Durante esse período, Tamara teria recebido mensalmente R$ 70 mil em espécie pelo aluguel da residência, mesmo com a proibição judicial de locação. Os pagamentos, segundo a denúncia, ocorreram em locais públicos e longe de ambientes monitorados por câmeras, o que evidenciaria a intenção de dificultar o rastreamento financeiro.

Na decisão, o magistrado destacou que as ações de Tamara “representam um risco real de interferência no andamento do processo”, especialmente no que diz respeito à possível influência sobre testemunhas e à obtenção de provas.

Entre as medidas impostas, a Justiça determinou que Tamara se apresente quinzenalmente para informar suas atividades e proibiu sua saída do estado do Rio de Janeiro por mais de 15 dias sem autorização judicial.

O GAECO também apontou que a ré justificou os pagamentos em espécie alegando bloqueios em suas contas bancárias devido a processos de inventário. Contudo, o tribunal considerou tal explicação como de “credibilidade duvidosa”.

Quem é Bernardo Bello

Bernardo Bello Pimentel Barboza é identificado como um dos principais líderes do jogo do bicho no Rio de Janeiro. Ele possui cinco mandados de prisão em aberto e é investigado por formação de quadrilha, homicídios e lavagem de dinheiro.

Em 2022, Bello foi preso na Colômbia pela Interpol e permaneceu detido por quatro meses. Ele responde em liberdade pelo assassinato de Alcebíades Paes Garcia, conhecido como Bid, irmão de Maninho.

Bello figura entre os principais nomes da nova liderança do jogo do bicho, junto com Rogério de Andrade, sobrinho de Castor de Andrade, com quem disputa território; Adilson Coutinho Oliveira Filho, o Adilsinho, herdeiro de bicheiros da Baixada Fluminense; e Vinícius Drumond, filho de Luizinho Drumond, falecido em 2020, que administrava áreas de jogo na região da Leopoldina.

Após a morte do ex-sogro, Waldemir Paes Garcia, o Maninho, em 2004, Bello assumiu o controle dos negócios da família Garcia.

*Com informações de CNN Brasil

Comentários

Mais notícias