Inss nega auxílio a diarista de BH que luta contra câncer de mama Avançado
Principais notícias do Dia
Publicado em 19/12/2024

Rosinéia Gonçalves Alvarenga, é diarista e paciente em tratamento contra o câncer de mama. Ela luta para conseguir o auxílio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas ainda não obteve sucesso. Apesar de enfrentar um tratamento rigoroso, incluindo mastectomia e quimioterapia, a mulher relatou que não conseguiu receber nenhum tipo de benefício governamental. Ela contou o drama em entrevista ao programa Itatiaia Agora desse quarta-feira (18).

A diarista está sem trabalhar desde março deste ano, e descreveu o impacto do tratamento em sua vida: “Não pode trabalhar. Eu até pedi, falei assim: ‘deixa, pelo menos eu vou de leve’”. Para pagar as contas, atualmente, ela conta com o apoio de familiares, vizinhos e até mesmo de seu antigo patrão. “A filha, o irmão, os vizinhos, o patrão, todos ajudam como podem”, explicou.

A paciente revelou que fez aproximadamente dez visitas ao INSS na tentativa de obter algum tipo de auxílio. “Nada, nenhum auxílio, nem mesmo o BPC (Benefício de Prestação Continuada). Não era nem para aposentar, queria um auxílio. Eu quero voltar a trabalhar, não quero ser uma pessoa que depende do INSS”, afirma.

Apesar das dificuldades, a entrevistada mantém uma atitude positiva em relação ao seu tratamento. “Estou até bem abençoada, porque não estou tão mal. Algumas pessoas ficam realmente ruins”, comentou, referindo-se aos efeitos colaterais da quimioterapia. Ela já passou pela quimioterapia vermelha e entra agora na branca. O passo seguinte é a radioterapia.

Procurado pela reportagem da Itatiaia, o INSS respondeu que recebeu os pedidos de diversos auxílios diferentes, mas que “todos foram indeferidos por causa de critérios administrativos que fazem parte do regimento interno e do regramento de funcionamento do INSS”.

Comentários

Chat Online