O Cruzeiro entra em campo pela primeira vez na temporada nesta quarta-feira (15), às 21h30 (de Brasília), para enfrentar o São Paulo, no Inter&Co Stadium, em Orlando, nos Estados Unidos. O amistoso entre mineiros e paulistas faz parte da agenda da Inter&Co Soccer Week, na FC Series.
Em pré-temporada na América do Norte, o Cruzeiro terá à disposição os reforços contratados para esta temporada. O técnico Fernando Diniz deve promover estreias na equipe, já que nove jogadores foram contratados: os atacantes Dudu, Gabigol e Bolasie; os meias-atacantes Rodriguinho e Marquinhos; o meia Eduardo; os volantes Christian e Fagner; além do zagueiro Fabrício Bruno.
Dessa lista de contratados, Diniz deve optar por dois contratados no comando ofensivo: Dudu e Gabigol. Os demais titulares podem ser atletas que terminaram a temporada 2024 no clube.
Diniz comandou alguns treinos com a presença da imprensa no IMG Academy, centro de treinamentos onde o Cruzeiro se instalou nos Estados Unidos. Mesmo assim, o treinador escondeu os trabalhos táticos que mostravam à formação da equipe. Por isso, o time titular que enfrentará o São Paulo será conhecido pouco antes do amistoso.
A partida do Cruzeiro contra o São Paulo é a primeira que o time fará durante a pré-temporada fora do Brasil. No dia 18 de janeiro a equipe estrelada enfrentará o Atlético, às 17h (de Brasília), no Inter&Co Stadium, em Orlando, na Flórida.
A temporada de 2025 começa como um desafio importante para o técnico Fernando Diniz. O comandante passou por dificuldades no ano passado, perto de uma demissão. No entanto, recebeu uma nova chance de Pedro Lourenço, dono da Sociedade Anônima de Futebol (SAF) celeste.
Saídas
O departamento de futebol do Cruzeiro fez uma grande reformulação no elenco. Jogadores considerados titulares em um passado recente deixaram o clube. Não foram aproveitados pelo técnico Fernando Diniz, os zagueiros Zé Ivaldo (acertou com o Santos), Lucas Oliveira (acertou com o Vasco) e Pedrão (acertou com o Avaí); os goleiros Rafael Cabral (rescindiu contrato), Anderson (acertou com o Atlético-GO) e Gabriel Grando (voltou para o Grêmio).
Quem também deixou o Cruzeiro foram os meia-atacantes Álvaro Barreal (acertou com o Santos) e Mateus Vital (acertou com o Shanghai Port-CHI); os atacantes Matheus Davó (acertou com o Mirassol), Gabriel Veron (voltou ao Porto-POR) e Rafa Silva (negociando com outros clubes); os volantes Ramiro (acertou com o Dallas FC-EUA) e Fernando Henrique (acertou com a Portuguesa); os laterais Wesley Gasolina (acertou com o Athletic) e Palacios (negociando com outros clubes).
Como chega o São Paulo
O São Paulo dá o pontapé inicial na temporada com duas contratações concluídas até então: o meia Osar e o lateral-esquerdo Enzo Díaz. A dupla, inclusive, deve ser titular contra o Cruzeiro.
A equipe teve diversas saídas, como as de Michel Araújo (Bahia), Rodrigo Nestor (Bahia), Wellington Rato (Vitória), Rafinha (fim do contrato) e Jamal Lewis (retorno ao Newcastle-ING). No entanto, nenhuma baixa foi é considerada relevante para o time titular.
Zubeldía pode alternar as escalações do São Paulo contra o Cruzeiro. O treinador está preocupado com a parte física da equipe, que ainda enfrentará o Flamengo no domingo (19) e o Botafogo-SP na próxima segunda-feira (20), quando estreia no Campeonato Paulista.
Cruzeiro x São Paulo
Cruzeiro
Cássio; William, João Marcelo, Villalba e Marlon (Kaiki); Lucas Romero, Matheus Henrique e Matheus Pereira; Kaio Jorge, Dudu e Gabigol. Técnico: Fernando Diniz.
São Paulo
Rafael; Igor Vinicius, Arboleda, Alan Franco e Enzo Diaz; Alisson, Pablo Maia e Oscar; Lucas, Calleri e Luciano. Técnico: Luis Zubeldía
Motivo: amistoso na Inter&Co Soccer Week
Data e horário: 15 de janeiro de 2025, às 21h30 (de Brasília)
Local: Inter&Co Stadium, em Orlando, na Flórida (EUA)
Transmissão: Itatiaia; o jogo será transmitido no rádio (95.7 FM e 610 AM, para BH e Região Metropolitana) e com imagens da jornada esportiva no YouTube. A transmissão terá início, de maneira simultânea, às 20h (de Brasília).