A avenida Vilarinho, a principal via da região de Venda Nova, voltou ao alagar na noite dessa quinta-feira (16), quando choveu 51,6 milímetros em duas horas na região. Vídeo que circula nas redes sociais mostra quatro passageiros ilhados em cima de um ônibus do transporte coletivo, após transbordamento do córrego Vilarinho e bloqueio da avenida Vilarinho. O prefeito em exercício de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil) visitará a região nesta manhã.
Diante desse cenário, moradores questionam se a Caixa de Captação, chamada de piscinão, está funcionando. Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), garante que a estrutura evita situações piores.
“Mesmo com as obras em andamento, o reservatório profundo Vilarinho 2 tem mostrado funcionalidade e acumula 60 milhões de litros de água nos eventos de chuvas intensas, como o que ocorreu hoje (quinta)”, diz a nota, que ressalta ainda:
“A Caixa de Captação da Av. Vilarinho, estrutura que tem área aproximada de 2.500 m² e capacidade de armazenar volume da ordem de 10 mil m³ (10 milhões de litros), tem a função de drenar o excesso de águas sobre as vias durante os eventos chuvosos mais intensos, como ocorreu hoje (quinta-feira). De acordo com dados da Defesa Civil, na noite desta quinta-feira (16), em apenas duas horas, choveu 51,6 milímetros na região de Venda Nova. O valor corresponde a pouco mais de 15% da média de chuva prevista para todo o mês de janeiro”, destaca a nota.
Ainda na avaliação da PBH, o piscinão ‘melhorou muito a situação na região’ e, com a conclusão de um conjunto de obras, poderá mitigar os problemas em eventos severos de chuva.
“Estão em execução as obras e serviços de otimização do sistema de macrodrenagem dos córregos Vilarinho, Nado e Ribeirão Isidoro (TR 10 anos) para a implantação de dois reservatórios profundos - Vilarinho 2 e Nado 1 - e mitigação das inundações recorrentes na av. Vilarinho e rua Dr. Álvaro Camargos. Com investimento de R$ 263 milhões de recursos financiados pela Caixa Econômica Federal, os dois reservatórios subterrâneos têm capacidade de armazenamento de aproximadamente 115 milhões de litros d’água cada um, incluindo a laje de cobertura”, aponta.