A deputada federal Erika Hilton (Psol) usou as redes sociais para dizer que o governo Lula não defende a taxação do Pix. Em uma possível resposta ao vídeo postado pelo deputado Nikolas Ferreira (PL), ela disse que estão mentindo para os trabalhadores brasileiros.
“Estão mentindo pra você. Mentindo pra você que trabalha duro nesse país todos os dias por uma vida mais digna. Estão colocando medo em você pra se beneficiar. Estão querendo que você acredite em algo que nunca existiu. O governo Lula nunca defendeu a taxação do PIX. Muito pelo contrário, quem sempre defendeu a taxação do PIX foi o ex-ministro da Economia de Bolsonaro, Paulo Guedes. Ele sempre falou sobre taxar o PIX”, inicia a postagem.
Segundo Erika Hilton, o que o governo Lula propôs foi algo que já existe, mas em outra faixa de renda. “Hoje já se passa à Receita Federal a informação de movimentações a partir de 2 mil reais. O que o governo queria era aumentar para 5 mil reais na tentativa de constranger, coibir criminosos, quadrilhas, pessoas que fazem movimentações de montantes financeiros bilionários muito acima de seus salários”.
A deputada também apontou que esse tipo de desinformação é usado para enganar os trabalhadores e escondê-los de verdadeiras intenções, como proteger os super ricos. “Enquanto eles compram mansões com dinheiro vivo, enquanto ele defende que seus amigos empresários bilionários não paguem nenhum tipo de imposto, donos de arte, navio, mansão e você siga trabalhando em jornadas exaustivas de 8, 10, 14, 15 horas para manter a grande farra que eles sempre fizeram.”
Erika Hilton finalizou seu discurso alertando que é preciso combater a desinformação e fortalecer a democracia. “É preciso se informar e é preciso não cair nessa onda de ataque e mentira. Combateremos o ódio, combateremos a desinformação, valorizaremos a vida do povo, garantiremos jornadas de trabalho digna e não permitiremos que a barbárie tenha lugar no nosso país”.
Nikolas reage
Pelo X, antigo Twitter, Nikolas Ferreira reagiu ao vídeo de Erika Hilton dando a entender que a deputada quer engajar em cima de sua publicação, que passou de 300 milhões de visualizações no Instagram. O deputado não citou o post da parlamentar, e sim um perfil de entretenimento da rede social.
Na resposta, Nikolas publicou um meme com a mensagem: “Gente, me dá engajamento, por favor”.
O vídeo de Nikolas acusa o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de prejudicar os trabalhadores com as novas regras sobre a declaração de valores transferidos via pix e afirma que o governo federal está preocupado em aumentar a arrecadação para manter os altos gastos públicos.