A aprovação do Governo Lula (PT) despencou 11 pontos percentuais em dois meses, passando de 35% para 24%, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (14). A reprovação do governo é recorde, passando de 34% para 41%. Este é o pior patamar para o petista em seus três mandatos na Presidência da República.
Nos recortes do levantamento, é possível ver uma queda de popularidade em segmentos importantes do eleitorado do presidente: mulheres, negros, nordestinos, mais pobres e menos escolarizados.
O levantamento ouviu 2.007 eleitores em 113 cidades, na segunda (10) e na terça-feira (11), com margem de erro geral de dois pontos para mais ou menos. Veja, abaixo, os números:
GÊNERO
Entre as mulheres, a aprovação ao governo sofreu uma queda significativa de 14 pontos percentuais, passando de 38% para 24%. Esse declínio as coloca no mesmo patamar de insatisfação dos homens, cujo índice de aprovação também caiu, embora em menor intensidade, reduzindo-se em 9 pontos percentuais: de 33% para 24%.
RAÇA
Os grupos de pretos e pardos também apresentaram quedas expressivas na aprovação ao governo, com recuos de 15 e 13 pontos percentuais, respectivamente. Esses declínios foram mais acentuados do que a redução observada entre os brancos, cuja aprovação caiu 8 pontos.
Pretos: de 44% para 29%;
Pardos: de 36% a 23%;
Brancos: 29% a 21%.