O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) publicou um vídeo nas redes sociais nesta segunda-feira (17) em que convoca seus apoiadores para uma manifestação no dia 16 de março contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Apesar do protesto ser contrário ao petista, Bolsonaro afirma que uma das pautas é “fora Lula 2026", o que não seria uma defesa pelo impeachment do presidente neste momento, como querem parlamentares da oposição, e sim, uma mobilização pela derrota do atual governante nas eleições do ano que vem.
“A nossa pauta: liberdade de expressão, segurança, custo de vida e Fora Lula 2026 e Anistia já! Eu peço a você que vai participar em outros municípios, procure saber qual é a pauta e quem estará organizando esse movimento”, diz o ex-presidente.
Conforme a Itatiaia antecipou, Bolsonaro participará do ato em Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ), às 10h, ao lado do pastor Silas Malafaia e de outros integrantes da direita.
A queda na aprovação de Lula, registrada pela pesquisa Datafolha na última sexta (14), turbinou o plano da oposição para alavancar pedidos de impeachment contra o petista. Parlamentares acreditam que o desgaste pode criar um ambiente favorável para destituir o presidente, assim como aconteceu com Dilma Rousseff (PT).