A Polícia Federal (PF) intimou o ex-ministro Silvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania) para prestar depoimento na investigação sobre denúncias de assédio sexual.
A oitiva, marcada para a próxima terça-feira (25), será por videoconferência.
Um inquérito contra Silvio Almeida corre no Supremo Tribunal Federal (STF). O relator do caso é o ministro André Mendonça.
Será o primeiro depoimento do ex-ministro sobre o caso. A oitiva é vista como última etapa antes da finalização de relatório.
DENÚNCIAS
As denúncias contra Silvio Almeida ganharam repercussão em setembro de 2024, quando o presidente Lula (PT) decidiu demiti-lo após acusações de assédio sexual feitas por diversas mulheres.
Investigado por assédio, ex-ministro Silvio Almeida pede ‘justiça’
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, foi uma das vítimas mencionadas nas acusações, e a organização Me Too Brasil, que acolhe vítimas de violência sexual, confirmou que havia sido procurada por mulheres que relataram episódios de assédio sexual por parte de Almeida.
O governo federal, ao anunciar a demissão de Almeida, emitiu uma nota afirmando que nenhuma forma de violência contra as mulheres seria tolerada, e a decisão de afastá-lo do cargo teve como base essas alegações.