Com insuficiência renal leve, Papa Francisco passa noite ‘bem’, diz Vaticano
Principais notícias do Dia
Publicado em 24/02/2025

‘A noite foi tranquila, o Papa dormiu e mantém seu repouso’, disse o primeiro boletim do dia, divulgado pelo Vaticano nesta segunda-feira (24). Francisco, de 88 anos, está internado desde o dia 14 de fevereiro no Hospital Gemelli, em Roma, após uma bronquite que se complicou e agravou o caso para uma pneumonia bilateral.

Durante esse domingo (23), o Santo Padre foi submetido a mais uma transfusão de sangue, que obteve o retorno esperado pelos médicos, com o aumento da hemoglobina. No entanto, exames indicaram que o papa apresentou insuficiência renal inicial leve.

A condição está sob controle, conforme o relatório médico. O pontífice também continua recebendo oxigênio de alto fluxo por meio de cânulas nasais.

Vale lembrar, que durante o sábado (22), ele apresentou piora no quadro após uma crise respiratória asmática e plaquetopenia, associada a uma anemia.

O chefe da Igreja Católica, que assumiu o cargo em 2013, sofreu vários problemas de saúde nos últimos anos. As doenças o forçaram a adiar excursões ou descansar por alguns dias devido a dores no joelho e no quadril, e até mesmo a passar por uma cirurgia abdominal.

Em 2023, Francisco, que teve parte de um dos pulmões removido quando era jovem, ficou hospitalizado por três noites com bronquite e se recuperou com antibióticos. Quando ele era jovem, parte de um dos seus pulmões foi removido.

Em dezembro do mesmo ano, também devido a uma bronquite, o pontífice desistiu de participar na COP28 de Dubai, a grande reunião de cúpula anual do clima, organizada pelas Nações Unidas. E no final de março de 2024, o jesuíta argentino, eleito papa em 2013, cancelou na última hora sua participação na Via-Crúcis do Coliseu de Roma. Poucos dias depois, no entanto, consegui celebrar a missa da Páscoa.

Comentários