A uma semana do Carnaval, Janja visita barracões da Cidade do Samba e vira alvo de Críticas
Principais notícias do Dia
Publicado em 24/02/2025

A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, visitou na sexta-feira (21) barracões das escolas de samba do Grupo Especial do Rio. Na agenda dela, a visita foi descrita como uma ação junto ao Ministério da Cultura. “O carnaval gerando renda e movimentando a economia”, dizia o texto.

A primeira-dama Janja visitou os barracões das escolas de samba Beija-Flor de Nilópolis e Portela. Na Beija-Flor, ela foi acompanhada pelo presidente da Liesa, Gabriel David, e o enredo da escola homenageia o diretor de carnaval Laíla. Já na Portela, o enredo escolhido é sobre Milton Nascimento.

Alvo de críticas na internet

A primeira-dama recebeu críticas nas redes sociais por ter divulgado, antes do desfile, a águia da Portela, elemento tradicionalmente mantido em segredo até a apresentação na Sapucaí.

Ela compartilhou um vídeo que mostrava parte de um carro alegórico com a cabeça da ave. O conteúdo foi rapidamente apagado após a repercussão negativa, mas o assunto continua gerando discussões nas redes sociais.

“A Janja que foi visitar barracão de escola de samba e fez mais uma cagada? Pediram para não filmar e a equipe dela assegurou que só usariam as imagens depois do carnaval... mas não cumpriu. Ela divulgou a águia da Portela, uma das grandes surpresas do carnaval carioca, faltando dez dias para o desfile”, escreveu um usuário do X, antigo Twitter.

“A Janja vazou a águia da Portela faltando 10 dias para o desfile. Simplesmente bizarro”, publicou outro.

Em nota publicada pela Folha de S.Paulo, a Portela disse que o que aconteceu foi um erro, mas não vai estragar a surpresa. De acordo com a escola de samba, a proibição de divulgar imagens dos elementos das escolas de samba é uma regra tradicional do Carnaval.

“Isso foi superalinhado entre a equipe da primeira-dama com a diretoria da Portela em relação à águia, pois as pessoas esperam muito da águia, é o nosso símbolo maior”.

Comentários