Leonardo Jardim detecta carências físicas no elenco do Cruzeiro
Principais notícias do Dia
Publicado em 25/02/2025

Eliminado do Campeonato Mineiro e fora da final da competição, o Cruzeiro terá um intervalo superior a 30 dias até o seu próximo jogo oficial. Nesse período, o técnico Leonardo Jardim tentará corrigir algumas carências e problemas detectados no atual elenco celeste.

Segundo apuração da Itatiaia, Leonardo Jardim fez um diagnóstico completo do elenco, traçando métricas relacionadas aos reforços e objetivos ligados à parte física dos jogadores.

O treinador detectou carências e necessidade de contratações. Ele tomou conhecimento também de atletas que não estão em sua plenitude física, ou seja, fora de forma.

Alguns jogadores, ainda de acordo com apuração da reportagem, apresentam desequilíbrio físico e precisam de acompanhamento para retomar uma condição melhor.

O treinador não falou abertamente do tema após a eliminação para o América, na semifinal do Campeonato Mineiro, no último domingo, no estádio Independência. Entretanto, comentou sobre atletas que não estão ainda em “suas melhores condições”.

“Porque necessitamos toda a gente ao nível. Temos talento, mas eu acredito que vamos conseguir aumentá-lo com o nível de trabalho, com o nível de exigência que queremos para colocar esses jogadores ao seu nível, porque temos alguns jogadores no plantel que ainda não estão em suas melhores condições com com certeza”, afirmou.

Tempo para corrigir problemas

O time celeste só voltará a entrar em campo no Campeonato Brasileiro, no dia 29 ou 30 de março, contra o Mirassol, no Mineirão, ainda com data e horário a serem definidos pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Até lá, a comissão técnica do Cruzeiro estará atenta aos treinos e atividades físicas durante no centro de treinamento.

Essa pausa no calendário cruzeirense por causa da eliminação precoce no Campeonato Mineiro proporcionará ao treinador o seguinte: a oportunidade de corrigir erros técnicos, táticos; correção de problemas relacionados à parte física.

Em busca de reforços

Segundo apurou a Itatiaia, a partir de uma análise feita pela direção, o clube definiu a chegada de um ponta como prioridade para a temporada. Para a ponta direita, por exemplo, o único nome que atende 100% aos requisitos do técnico português Leonardo Jardim é o de Marquinhos, emprestado pelo Arsenal-ING de janeiro a dezembro de 2025.

“Em relação ao efetivo, com certeza que podemos melhorar o efetivo. A direção sabe qual é a minha opinião em algumas peças que possa faltar para tornar a equipe competitiva. É o objetivo. Vamos aproveitar esse período de cinco semanas para tentar retificar essas situações e progredir para outro nível”, disse.

Um dos nomes observados pelo Cruzeiro é o atacante Lucas Ronier, de 20 anos, um dos destaques do Coritiba. O clube paranaense sabe que tem um bom ativo em seu grupo e quer algo em torno de R$ 60 milhões para liberar o jogador.

“Tudo aquilo que penso sobre o time eu comunico às pessoas responsáveis, eu não mando recado para a diretoria por meio da imprensa. O clube sabe qual a minha opinião sobre o plantel. Eu acredito que temos um grupo de jogadores em sub-rendimento, que pode fazer mais e melhor, e acredito que ele vai evoluir”, completou Jardim.

Além de um ponta, o departamento de futebol cruzeirense monitora também outra posição.

“Vamos aproveitar para equilibrar o elenco, porque existem aqui um ou dois espaços que a gente precisa ter mais soluções. (...) A direção sabe que podemos melhorar em alguns setores e está trabalhando. Investimento ou não investimento não é sinônimo de ter bons jogadores. Às vezes temos bons jogadores e não necessitamos grande investimento”, completou Jardim, após a eliminação do Cruzeiro no Campeonato Mineiro.

Até quando pode contratar?

A atual janela de transferências fecha no dia 28 de fevereiro. A janela de transferências do segundo semestre será entre os dias 10 de julho a 2 de setembro.

Os jogadores que encerraram o contrato até a data de encerramento das janelas e estiverem sem clube também podem ser contratados. As datas foram definidas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

 

Comentários