O prefeito em exercício de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União), disse nesta sexta-feira (28) que já formalizou ao governo de Minas Gerais a proposta de municipalizar o trecho da MG-010 que passa pela capital mineira. Em coletiva durante o evento de entrega das obras da Praça da Rodoviária e da Rua Sapucaí, ele reforçou que é contrário à instalação das praças que consta na concessão do vetor norte de BH.
“Eu sou contra pedagiar a MG10, eu já coloquei a minha posição sobre isso. Sou completamente contra, eu acho que o povo não deve pagar para reforma ou para melhoria daquela via e já fiz uma proposta, já oficializei a proposta ao Governo do Estado para que o Governo do Estado nos entregue a parte que compreende Belo Horizonte”, disse, lembrando que o governo federal repassou à Prefeitura o trecho do Anel Rodoviário.
“Assim como o Governo Federal vai nos passar o Anel Rodoviário, que o Governo Estadual nos dê a MG10 na parte que compreende Belo Horizonte. Nós vamos arrumar o que for preciso e não vamos cobrar nada do povo por isso”.
Concessão
O projeto irá abranger uma estrutura de 123,4 quilômetros de rodovias que passam por 13 municípios: BH, Lagoa Santa, Prudente de Morais, Capim Branco, Matozinhos, Pedro Leopoldo, Confins, São José da Lapa, Santana do Riacho, Jaboticatubas, Vespasiano, Santa Luzia e Sete Lagoas.
Segundo a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), serão investidos R$ 5 bilhões ao longo de 30 anos. O projeto prevê a construção de três novos contornos viários, 31 novos viadutos e pontes, 23 passarelas nas travessias urbanas com foco nos pedestres e 26 pontos de ônibus.
Com a concessão à iniciativa privada, as rodovias, até então estaduais, passariam a ter cobrança de pedágio.
O valor variaria entre R$ 1,66 e R$ 5,04, sendo São José da Lapa/Confins e Confins/Pedro Leopoldo os mais baratos e Lagoa Santa/Jaboticatubas o mais caro.