O senador Cleitinho Azevedo vai permanecer no Republicanos. A informação foi antecipada pela Folha de S. Paulo e confirmada pela Itatiaia nesta sexta-feira (28) por fontes ligadas ao parlamentar.
Mesmo sondado por diversas legendas da direita, Cleitinho optou por continuar no partido ao qual se filiou em 2022. A tendência é que ele seja o nome escolhido pelo Republicanos para disputar o governo de Minas nas eleições de 2026.
Em janeiro, o PRTB chegou a anunciar Cleitinho como candidato ao Palácio Tiradentes. O presidente da sigla, Leonardo Avalanche, declarou que o senador disputaria o governo pelo partido. No entanto, o próprio parlamentar nunca oficializou a filiação. Na época, afirmou apenas que mantinha diálogo com o PRTB e o União Brasil.
Irmãos na política
Cleitinho já teve seu nome associado a outras legendas, incluindo as de seus irmãos. Seu irmão gêmeo, Gleidson Azevedo, atual prefeito de Divinópolis, é filiado ao PL – partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, principal aliado político do senador.
Já o outro irmão, Eduardo Azevedo, exerce mandato de deputado estadual em Minas Gerais pelo Partido Novo, mesmo partido do governador Romeu Zema.
Líder nas pesquisas
Uma pesquisa eleitoral recente da Quaest apontou Cleitinho como o atual líder na corrida para suceder Zema em 2026. No levantamento, o senador aparece com 33% das intenções de voto.
O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), aparece na segunda posição, com 16%. Já o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), registra 8%, enquanto o atual vice-governador, Mateus Simões (Novo), tem 4%.