Bebê que morreu em hospital de BH teve pulmão perfurado diz Laudo
Publicado em 07/03/2025 06:43
Principais notícias do Dia

Um laudo do IML (Instituto Médico Legal), obtido pela Itatiaia nesta quinta-feira (6), aponta que um recém-nascido morreu após ter o pulmão perfurado em um hospital particular de Belo Horizonte.

O caso aconteceu no Hospital Belo Horizonte, localizado na regional Nordeste. O bebê, de menos de dois meses, deu entrada no hospital em 17 de janeiro deste ano e faleceu 24 horas depois.

A causa da morte foi registrada como “pneumotórax hipertensivo em decorrência de ruptura de bolhas subpleurais”, que é o acúmulo de ar na cavidade pleural — espaço entre o pulmão e a parede torácica.

A mãe da vítima denuncia falta de preparo da equipe médica e afirma que o filho saudável morreu após uma tentativa de punção na região da coluna para a retirada de licor para confirmar ou descartar meningite.

O bebê chegou a ser levado para o CTI (Centro de Terapia Intensiva) após ter uma parada cardiorrespiratória, mas não resistiu e faleceu.

“Meu filho era saudável, tem tudo nos resultados dos exames, tem na caderneta das vacinas dele, tem as passagens que a pediatra dele tem, que é a evolução dele. Era saudável, não tinha nenhuma comorbidade. Durante a gravidez também não tive intercorrência de nada”, desabafa a mãe.

Em nota, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou que “o inquérito segue em andamento a cargo da 1⁠ª Delegacia de Polícia Civil/Leste”.

Posicionamento do Hospital Belo Horizonte

Procurado pela Itatiaia, o Hospital Belo Horizonte se posicionou sobre o episódio. Confira a nota na íntegra:

“Considerando que o Hospital Belo Horizonte não teve acesso ao laudo do IML;

Considerando a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD bem como, o Código de Ética Médica;

O Hospital Belo Horizonte está restrito a fornecer informações apenas aos representantes legais, autoridades policias e judiciais, quando requeridas.

Diretoria do Hospital Belo Horizonte”.

Comentários