Um x-snowboarder olímpico do Canadá, Ryan Wedding, de 43 anos, foi adicionado à lista dos ’10 fugitivos mais procurados do FB’I, segundo autoridades locais, nesta quinta-feira (6). Em uma entrevista coletiva na cidade de Westwood, na Califórnia, o diretor-adjunto encarregado (ADIC), Akil Davis, esclareceu que Ryan nasceu em Thunder Bay, no Canadá, e competiu durante as Olimpíadas de Inverno de 2002. O ex-atleta é acusado de comandar uma organização criminosa, assassinato e conspiração para distribuir cocaína e outros crimes.
“Wedding passou de triturador de pólvora nas encostas das Olimpíadas para distribuir cocaína em pó nas ruas de cidades dos EUA e em seu país”, disse Akil Davis. Ainda segundo o diretor do departamento policial, “uma grande oferta de recompensa por informações que levem à prisão e extradição de Ryan James Wedding será dada pelo Estado”.
O FBI está oferecendo uma recompensa de US$ 50.000 por informações de Ryan James Wedding.
As autoridades americanas disseram que o grupo de Wedding transportou grandes carregamentos de cocaína da Colômbia através do México e Califórnia para o Canadá e outros locais nos Estados Unidos usando caminhões. Wedding, que também enfrenta acusações de anos no Canadá, é uma das 16 pessoas acusadas de uma quadrilha que transportava 60 toneladas de cocaína por ano.
Durante a coletiva, o diretor do ADIC alegou, ainda, que o grupo matou dois membros de uma família no Canadá em retaliação a uma remessa de drogas roubada, no que as autoridades disseram ser um caso de identidade equivocada. No local, eles apreenderam cocaína, armas, munição, dinheiro e mais de US$ 3 milhões em criptomoeda.
Se condenados, Wedding e Clark - parceiro do ex-atleta - pegariam uma pena mínima obrigatória de prisão perpétua. As acusações de tráfico de drogas acarretam penas mínimas obrigatórias de 10 a 15 anos de prisão.
A lista dos ’10 fugitivos mais procurados do FBI’ foi criada em março de 1950. Wedding enfrenta acusações separadas de tráfico de drogas no Canadá desde 2015, segundo Chris Leather, superintendente-chefe da Polícia Montada Real Canadense. “Essas acusações estão muito por resolver”, disse ele.
Wedding foi condenado anteriormente nos EUA por conspiração para distribuir cocaína, sendo sentenciado à prisão em 2010, mostram os registros federais.