Em meio às negociações por uma extensão do cessar-fogo entre Israel e o grupo terrorista Hamas, um ataque aéreo israelense neste sábado (8) matou dois palestinos em Rafah, no sul da Faixa de Gaza. Mediadores avançavam com as negociações para estender o cessar-fogo de 42 dias acordado em janeiro entre Israel e o Hamas.
O exército israelense afirmou que sua aeronave atingiu um drone que cruzou de Israel para o sul de Gaza e “vários suspeitos” que tentaram coletá-lo no que parecia ser uma tentativa frustrada de contrabando.
O ataque ocorre um dia após uma ofensiva de drone israelense matar duas pessoas em Gaza na sexta-feira (7).
As Forças de Defesa de Israel alegaram que atacaram um grupo de supostos militantes operando perto de suas tropas no norte do território e plantando um dispositivo explosivo no solo.
Negociações em andamento
Os novos ataques acontecem enquanto uma delegação do Hamas se envolve em negociações de cessar-fogo no Cairo com mediadores egípcios que têm ajudado a facilitar as negociações com autoridades do Catar, visando prosseguir para a próxima etapa do acordo, o que pode abrir caminho para o fim da guerra.
O Hamas afirmou que há “indicadores positivos” sobre o possível início das negociações para a segunda fase, sem dar mais detalhes
“Afirmamos nossa prontidão para nos envolver nas negociações da segunda fase de uma forma que atenda às demandas do nosso povo, e pedimos esforços intensificados para ajudar a Faixa de Gaza e levantar o bloqueio sobre o nosso povo sofredor”, expressou o porta-voz do grupo, Abdel-Latif Al-Qanoua, em um comunicado.