O governo federal deve elevar a mistura de etanol anidro na gasolina para 30% ainda em 2025. A informação foi confirmada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, em entrevista à TV Globo e ao g1.
“Temos oferta para chegar ao E30 [30% de etanol] rapidamente, ainda neste ano”, afirmou o ministro.
Segundo Silveira, a medida pode reduzir o preço da gasolina ao consumidor, pois o etanol é mais barato que o combustível fóssil.
“Aumentar a mistura trará vantagens tanto na sustentabilidade quanto na economia, pois reduz o custo da gasolina”, explicou.
A medida é prevista na Lei do “Combustível do Futuro”, aprovada no Congresso no ano passado e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os aumentos do percentual de etanol na gasolina serão gradativos e podem chegar a 35%.
Atualmente, a mistura pode chegar a 27,5%, sendo, no mínimo, de 18% de etanol.
Ainda na entrevista, o ministro destacou que a iniciativa também pode reduzir a dependência do Brasil das importações de gasolina, já que menos combustível fóssil será necessário na composição da gasolina comum.
Com a autossuficiência, Silveira acredita que o país poderá rediscutir a precificação do combustível, garantindo mais estabilidade ao mercado nacional.