Ato convocado por Bolsonaro no Rio pede ‘anistia’ e ‘liberdade de expressão’
Protesto organizado pelo ex-presidente reúne apoiadores e lideranças da direita; Bolsonaro diz esperar um milhão de pessoas em Copacabana
Publicado em 16/03/2025 10:53
Principais notícias do Dia

Uma manifestação em apoio à anistia dos presos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília, e em defesa da ‘liberdade de expressão’ no Brasil será realizada no Rio de Janeiro neste domingo (16), a partir das 10h.

Convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o ato acontecerá em Copacabana e reunirá apoiadores políticos, lideranças e eleitores do campo da direita.

Bolsonaro, atualmente inelegível e réu no STF por tentativa de golpe de Estado, estima que cerca de um milhão de pessoas compareçam ao evento.

Por meio das redes sociais, o ex-presidente tem convocado seus seguidores para a manifestação, destacando o caráter popular do ato. “Vamos dar um recado para o Brasil e para o mundo. Quem tem que decidir o nosso futuro é o povo. E é o povo nas ruas”, declarou.

Anistia

O objetivo principal da manifestação é pressionar o Congresso Nacional a aprovar o projeto de anistia para aqueles que permanecem presos devido aos acontecimentos de 8 de janeiro. Bolsonaro, por meio de suas redes, tem se referido aos detidos como ‘reféns’ do sistema judicial.

Enquanto isso, o ex-presidente e seus aliados enfrentam acusações na Justiça. A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Bolsonaro e outras 33 pessoas por tentativa de golpe de Estado e organização criminosa.

Comentários