O governador Romeu Zema (Novo) participou nesta segunda-feira (17) da 1ª Reunião do Conselho Estratégico da Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais). Reunido com empresários mineiros, representantes de diversos setores produtivos do estado, o Governador apresentou os resultados financeiros do estado.
O encontro foi fechado à imprensa. Zema falou sobre o equilíbrio das contas públicas, o pagamento da dívida com a União e outros dados do crescimento econômico do estado. “Hoje posso afirmar que estamos na direção certa, de um estado muito mais próspero e eficiente em suas entregas”, afirmou Zema durante a reunião.
Entre os dados destacados pelo governador estavam a redução da taxa de endividamento do estado, que fechou 2024 em 162,59% da Receita Corrente Líquida de Minas Gerais, e a redução das despesas com pessoal para 48,8%, ligeiramente abaixo do limite máximo estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O governador apresentou, também, os resultados das estatais mineiras, entre elas Cemig e Copasa.
Conselho Estratégico
O presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, celebrou em sua conta do Instagram a reunião desta segunda-feira. “Com o diálogo e a união do setor produtivo e Governos podemos transformar muitas realidades”, diz a publicação.
Roscoe detalhou o funcionamento do Conselho, que reúne homens e mulheres da indústria mineira para discutir pautas que podem impactar os setores, como mudanças nas leis trabalhistas ou custos de produção, e celebrar conquistas como geração de empregos e qualificação profissional. Os temas são conversados com representantes do Governo Estadual, em busca de soluções que possam impactar positivamente a vida da população. O Governador Romeu Zema costuma participar da reunião, como representante do estado.
Durante a reunião do Conselho, o superintendente do Ministério do Trabalho em Minas, Carlos Calazans, foi homenageado pelo atuação no estado e pela disposição de ouvir e trabalhar conjuntamente com o setor produtivo.