A partir desta sexta-feira (21), as tarifas de pedágio em quatro praças da BR-262, no trecho entre Betim (Grande BH) e Uberaba (Triângulo Mineiro), sofrerão um aumento de quase 50%. O valor de quem passa pela cidade de Florestal, por exemplo, pulou de R$ 6,90 para R$ 10,30, acréscimo de 49,2%. O reajuste marca o início da operação da nova concessionária Way 262 na administração do trecho de mais de 430 quilômetros da rodovia.
A concessão prevê um total de seis praças de pedágio, sendo quatro já existentes, Florestal (P1), Luz (P3), Campos Altos (P4) e Perdizes (P6), que faziam parte da concessão anterior da Triunfo Concebra. Duas novas praças serão implementadas até o 12º mês da concessão.
Os automóveis de passeio que passarem por Perdizes devem desembolsar R$ 10,30 — um aumento de 15,7% em relação ao valor anterior, de R$ 8,90. O valor do pedágio cobrado em Campos Altos é de R$ 10, um aumento de 33,3% em relação ao anterior, de também R$ 7,50. O trecho Luz foi de R$ 6,90 para R$ 10,30, ou seja, 46,4%.
Quanto era?
Florestal - R$ 6,90
Luz - R$ 7,10
Campos Altos - R$ 7,50
Perdizes - R$ 8,90
Quanto é agora?
Florestal - R$ 10,30
Luz - R$ 10,40
Campos Altos - R$ 10
Perdizes - R$ 10,30
Veja tabela completa abaixo

A nova concessão traz benefícios tarifários para os usuários, incluindo a isenção para motocicletas e veículos oficiais, o Desconto Básico de Tarifa (DBT) de 5% para quem utiliza TAG e o Desconto de Usuário Frequente, que pode reduzir a tarifa em até 70% para motoristas de veículos de passeio que utilizam a rodovia regularmente.
• Desconto Básico de Tarifa: 5% para usuários com AVI/TAG
• Isenção para Motocicletas: tarifa zero
• Desconto de Usuário Frequente: Desconto progressivo de até 70% para usuários frequentes com TAG/AVI
Investimento
O investimento total será de R$ 8,5 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão, dos quais R$ 4,4 bilhões serão destinados às obras de infraestrutura e R$ 4,1 bilhões à operação e serviços aos usuários. Com a concessão, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a rodovia receberá obras estruturais, como:
Duplicação de 44,3 km de pista;
Criação de 168 km de faixas adicionais;
Implantação e readequação de passarelas, rotatórias e pontos de ônibus;
Instalação de rede de telefonia 4G ao longo da rodovia, melhorando a conectividade e segurança dos usuários;
Parceria com municípios para fomentar o desenvolvimento local, priorizando fornecedores e profissionais da própria região.