Haddad diz que preços dos alimentos devem cair; café e ovo Preocupam
O ministro atribui a queda dos preços dos alimentos à colheita da safra atual e à queda do Dólar
Publicado em 22/03/2025 11:09
Principais notícias do Dia

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou acreditar que os preços dos alimentos devem cair, mas que o café pode continuar caro. Ele explicou que essa previsão se deve ao aumento do consumo global e ao tempo necessário para que a produção acompanhe a nova demanda. A afirmação foi dada em entrevista ao podcast “Inteligência Ltda” nessa sexta-feira (21).

“O aumento da demanda mundial por café, por exemplo, é um ponto de preocupação. A Ásia é um continente onde se toma muito chá. E se você migra para o café, se começa a aumentar muito, o que parece estar acontecendo, pode ter um impacto nos preços mais duradouro, porque até a produção corresponder... Feijão, você planta três por ano. Café, não. Então, algumas preocupações que a gente tem em relação a isso. Então café é uma delas”, disse o mistro.

Além disso, o ministro disse que o preço do ovo segue sendo um ponto de atenção do governo. Segundo Haddad, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao Ministério da Agricultura e Pecuária e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar “entenderem melhor o que está acontecendo”.

“Ovo é outra preocupação... Nós exportamos pouco ovo. Nossa exportação de ovo é muito pequena, mas pode estar havendo concentração de mercado, pode estar tendo especulação com o preço”, acrescentou.

Comentários