O Cruzeiro enfrenta o Red Bull Bragantino neste sábado (22), às 18h30 (de Brasília), em amistoso no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. A partida é o último teste do técnico Leonardo Jardim antes da estreia do time celeste no Campeonato Brasileiro.
O primeiro jogo do Cruzeiro no Brasileirão deste ano será realizado no dia 29 de março (sábado), às 18h30 (de Brasília), contra o Mirassol, no Mineirão.
Para o compromisso contra o Bragantino, Leonardo Jardim não deu pistas sobre quem pode começar como titular. O treinador deixou claro que vai utilizar o atleta que estiver melhor, física e tecnicamente, dentro da estratégia definida pela comissão técnica.
“Vocês estão muito preocupados com aquele time que pode iniciar o jogo. Sinceramente, eu estou preocupado com a equipe que nós podemos construir”, disse, em entrevista coletiva nesta semana, na Toca da Raposa II.
“Jogamos num campeonato que vocês conhecem melhor do que eu, com 60 e tantos jogos. Eu tenho que preparar o jogo do Mirassol, mas tenho que preparar o jogo que vamos jogar a seguir dois dias depois, que vamos jogar na Argentina. E todos os jogos são importantes. Depois temos o jogo internacional, e sucessivamente”, completou.
Desfalques
Como já virou praxe no Cruzeiro desde o ano passado, o clube não divulga mais lista de relacionados para seus jogos. Se seguir a mesma linha dos últimos compromissos durante a intertemporada, Jardim pode deixar atletas importantes fora do amistoso.
Dois desfalques certos são o meia-atacante Matheus Pereira e o atacante Yannick Bolasie.
Matheus Pereira
O camisa 10 trabalhou normalmente durante a semana na Toca II e não tem nenhum tipo de lesão. No entanto, segundo apuração da Itatiaia, o jogador não viajou com a delegação celeste para o interior de São Paulo, pela proximidade do nascimento do seu primeiro filho.
Talita, esposa de Matheus Pereira, está grávida de um menino. O filho do casal se chamará Theo e pode nascer a qualquer momento.
Matheus Pereira também havia desfalcado o Cruzeiro no jogo-treino contra o Botafogo na semana passada. Fabrício Bruno foi outro que não enfrentou o Fogão, mas estará disponível neste fim de semana, uma vez que viajou com a delegação para Bragança Paulista.
Bolasie
Em relação a Bolasie, o franco-anglo-congolês reclamou de incômodo no joelho direito, local onde passou por cirurgia em 2016.
O departamento de comunicação do Cruzeiro informou que o jogador não tem lesão, mas o jogador foi poupado dos treinos desta semana.
O histórico médico de Bolasie mostra cirurgias realizadas no joelho direito do atleta, no ano de 2016, ainda quando o atacante vestia a camisa do Everton, da Inglaterra. O franco-anglo-congolês ficou mais de um ano sem atuar.
Em recuperação
Outros atletas que também são desfalques, o meia Japa, o zagueiro João Marcelo e o atacante juan Dinenno.
O argentino Juan Dinenno não entra em campo desde agosto de 2024, quando rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito, contra o Internacional, no Mineirão, em jogo do Campeonato Brasileiro da Série A. De lá para cá, segue protocolos médicos de recuperação. Inclusive, o atacante abriu mão de parte das férias para tratar o problema, na Toca II.
Dinenno soma sete meses de tratamento após a lesão. Ele foi contratado no começo de 2024. O jogador tem oito gols em 22 jogos pelo clube.
Japa se lesionou no dia 30 de janeiro deste ano, durante treino na Toca II. O meio-campista sofreu lesão no tendão da coxa esquerda. O atleta até correu o risco de passar por cirurgia, mas o diagnóstico dos médicos atenuaram o nível do problema, que mereceu atenção, mas não demandou necessidade de procedimento cirúrgico.
O Cruzeiro não deu detalhes da lesão. Mas, de acordo com apuração da Itatiaia, Japa sofreu uma lesão grau 4 no tendão da coxa esquerda.
No geral, Japa fez 22 jogos com a camisa do Cruzeiro. Na temporada 2025, o jogador ainda não entrou em campo.
Outros ‘treinos especiais’
Antes do Bragantino, o Cruzeiro enfrentou outras equipes em jogos-treino. A equipe comandada por Leonardo Jardim venceu os garotos do time sub-20 celeste por 7 a 0; também goleou o Boston City-MG por 12 a 0; empatou em 3 a 3 com o Botafogo e bateu o Pouso Alegre por 3 a 2.
Plano para a temporada
Leonardo Jardim destacou a importância de se ter à disposição mais do que só os 11 atletas titulares.
“O meu plano é ter uma abordagem para cada jogo, sempre uma abordagem positiva com o objetivo de ter sucesso. Com certeza vamos querer entrar bem no campeonato, vamos querer fazer os pontos necessários”, frisou.
Bragantino
O técnico Fernando Seabra terá desfalques importantes para o amistoso do fim de semana. O treinador não poderá contar com os laterais-direitos Nathan Mendes e Agustín Sant’Anna. O atacante paraguaio Isidro Pitta também será desfalque.
Pitta está com a Seleção do Paraguai para os jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O atacante ficou no banco de reservas na vitória paraguaia sobre o Chile, por 1 a 0, no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, em duelo da 13ª rodada da competição.
Em relação aos laterais, Nathan sente incômodo muscular na perna esquerda e está no departamento médico (DM). Ele ainda não jogou nesta temporada.
Agustín está no DM desde o dia 21 de fevereiro deste ano. Ele trata uma lesão muscular na coxa direito. Ele fez dois jogos no Campeonato Paulista 2025.
Red Bull Bragantino x Cruzeiro
Motivo: jogo de ida da terceira fase preliminar da Copa Libertadores
Data e horário: 8 de março de 2023 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
Local: Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP)
Árbitro: Murilo Tarrega Victor (CBF-SP)
Auxiliares: Enderson Emanoel Turbiani da Silva e Giovanni Crescencio
Árbitro de vídeo: Não terá
Transmissão: Rádio Itatiaia, no 95,7 FM e no Youtube, a partir das 17h30 (de Brasília)
TV: Sportv