Um levantamento divulgado nesta quinta-feira (03) pelo instituto Genial/Quaest revela um empate técnico entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em um eventual segundo turno das eleições presidenciais de 2026. Apesar de inelegível até 2030, Bolsonaro aparece na simulação com intenção de voto próxima à do atual chefe do Executivo.
Na simulação de segundo turno entre Lula e Jair Bolsonaro, o presidente aparece com 44% das intenções de voto, contra 40% do ex-presidente. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, o resultado indica um empate técnico. Além disso, 3% dos entrevistados afirmaram estar indecisos, enquanto 13% declararam intenção de votar em branco, nulo ou de se abster.
A pesquisa estimulada, na qual os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, considerou ainda outros sete cenários envolvendo Lula e possíveis adversários: o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP); o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil); o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD); o empresário Pablo Marçal (PRTB) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). Nos oito cenários analisados, Lula sairia vitorioso.
Veja os números:
Luiz Inácio Lula da Silva (PT): 44%
Jair Bolsonaro (PL): 40%
Indecisos: 3%
Branco/nulo/não vai votar: 13%
Metodologia da pesquisa
O levantamento foi encomendado pela Genial Investimentos e ouviu 2.004 eleitores com 16 anos ou mais entre os dias 27 e 31 de março de 2025. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%.
Desaprovação de Lula atinge 56%, aponta pesquisa Quaest
A desaprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) alcançou 56%, segundo levantamento da Quaest divulgado nesta quarta-feira (2). Este é o pior índice registrado desde o início de seu mandato e a primeira vez que supera a marca de 50%. Por outro lado, a aprovação do governo caiu para 41%, o menor patamar desde sua posse.
Resultados da pesquisa:
Aprova: 41% (queda em relação aos 47% registrados em janeiro);
Desaprova: 56% (aumento em relação aos 49% da última pesquisa);
Não sabe/não respondeu: 3% (anteriormente 4%).
A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
Encomendada pela Genial Investimentos, a pesquisa foi realizada entre os dias 27 e 31 de março, com entrevistas presenciais feitas com 2.004 eleitores brasileiros com 16 anos ou mais em todo o país.