Sirenes são acionadas em comunidades no Rio após chuva Torrencial
A capital fluminense permanece no Estágio 2, numa escala de cinco, que significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na Cidade
Publicado em 05/04/2025 12:32
Principais notícias do Dia

Dez sirenes de três comunidades da Grande Tijuca, na Zona Norte do Rio, precisaram ser acionadas por conta da chuva que cai neste sábado (5). Diversas estações meteorológicas do Sistema Alerta Rio da prefeitura ultrapassaram os 100 milímetros de chuva nos acumulados das últimas 24 horas. A estação Tijuca/Muda atingiu a marca dos 141,6 mm.

A capital fluminense permanece no Estágio 2, numa escala de cinco, que significa que há riscos de ocorrências de alto impacto na cidade. No estado do Rio, Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), é muito alto o risco hidrológico nas regiões da Costa Verde (Angra dos Reis), Baixada Fluminense (Duque de Caxias e São João de Meriti), Baixada Litorânea (Rio das Ostras) e Capital.

Também é muito alto o risco de deslizamentos para a região da Costa Verde (Angra dos Reis). Segundo os meteorologistas, até domingo (6), deve chover no estado mais que o esperado para todo o mês de abril. São esperados 350mm de chuva, principalmente nas Regiões da Costa Verde e Serrana. A chuva deve vir acompanhada de raios e rajadas de vento.

O mar também fica bastante agitado com ondas de até três metros de altura, e as temperaturas já começam a baixar. Em Petrópolis, na Região Serrana, a mínima registrada neste sábado foi de 13.7°.

Petrópolis em estágio de atenção

A Defesa Civil de Petrópolis, na Região Serrana, que estava em estágio operacional de observação, avançou, às 9h42 deste sábado (5), para o estágio operacional de Atenção devido à ocorrência de chuva forte no município. Pela manhã, o órgão municipal emitiu alerta SMS para inundação na Rua Coronel Veiga, no centro da cidade serrana. Nesta sexta-feira (4), a Defesa Civil registrou quatro ocorrências, sem gravidade, por conta da chuva, na cidade. Também foram registrados alguns pontos de alagamento no distrito de Pedro do Rio. Pontos de apoio foram disponibilizados para a população em áreas de risco.

Comentários