Um brasileiro de 39 anos, acusado de participar de um homicídio em 2020 no município de São Domingos das Dores (MG), no Vale do Rio Doce, foi deportado dos Estados Unidos e entregue às autoridades brasileiras no último dia 28 de março. O caso foi registrado na zona rural da cidade mineira.
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) incluiu o nome do acusado na Difusão Vermelha da Interpol, mecanismo que emite alertas para captura internacional de procurados pela Justiça. A medida foi solicitada pela Promotoria de Justiça de Inhapim após o homem fugir durante o processo criminal. Com a fuga, o andamento do caso foi suspenso, e uma prisão preventiva foi decretada.
Após ser preso nos EUA, o acusado foi levado para a delegacia de capturas em Fortaleza (CE) e, em breve, será transferido para Minas Gerais. Ele responde por homicídio em coautoria, cometido com emprego de meio cruel e motivo torpe. De acordo com as investigações, a vítima foi colocada no porta-malas de seu próprio carro antes de ser levada a um local isolado e morta a tiros.
O processo corre na comarca de Inhapim, e, se condenado, o réu pode pegar de 12 a 30 anos de prisão em regime fechado. O promotor Jonas Junio Linhares Costa Monteiro, responsável pelo caso, afirmou que a prisão representa um avanço no combate à impunidade em crimes violentos.