Fabricante do Ozempic irá investir valor bilionário em Montes Claros
Montante será aplicado para aumentar a capacidade de produção de tratamentos injetáveis para pessoas com diabetes e Obesidade
Publicado em 08/04/2025 06:49
Principais notícias do Dia

A empresa farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk anunciou nesta segunda-feira (7) um investimento de R$ 6,4 bilhões na unidade em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais, para aumentar a produção de novos medicamentos, incluindo o Ozempic e o Wegovy, usados no tratamento de diabetes e obesidade.

Os investimentos foram anunciados em um evento com a presença do presidente Lula (PT), do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), e ministros do governo federal.

Em setembro de 2024, a Novo Nordisk já havia anunciado um aporte de R$ 500 milhões na unidade de Montes Claros para expandir a produção das enzimas utilizadas na formação dos chamados análogos de GLP-1, como a semaglutida, princípio ativo do Ozempic e Wegovy.

De acordo com Isabella Wanderley, general manager da empresa, o aporte bilionário reflete a expectativa de que a demanda pelos produtos à base de semaglutida continuem a crescer, embora a patente de exclusividade no Brasil vença em 2026.

“Fizemos uma submissão para à Conitec (Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde) para inserir o Wegovy no tratamento de pacientes com obesidade e histórico de doenças cardiovasculares. A Novo foi pioneira em trazer a discussão sobre a obesidade enquanto doença crônica e trazer soluções”.

Afirma a E“Só acontece (investimento) porque o Ministério da Saúde é o quinto maior comprador deste tipo de medicamento, desta empresa, no mundo. O Brasil representa hoje o quinto maior mercado deste tipo de medicamento. Ela só vem para cá porque sabe que tem um grande comprador, que é o Ministério da Saúde. São 71 milhões de unidades compradas pelo sistema de saúde. Além disso, a Anvisa trata uma empresa como esta como prioridade absoluta. Então, ela vem para cá também pelo papel da Anvisa, que dá essa garantia”, pontuou Alexandre Padilha.xecutiva.

Com o investimento bilionário, a fábrica irá dobrar de tamanho, com uma nova área de 74 mil metros quadrados.

Atualmente, a Novo Nordisk é responsável pela produção da insulina exportada para mais de 70 países, cerca de 12% do consumo global.

Cenário atrativo

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o Brasil é o hoje o quinto maior comprador da Novo Nordisk no mundo, o que justifica o alto investimento feito pela empresa no país.

Comentários