O Cruzeiro enfrenta o São Paulo neste domingo (13), às 17h30 (de Brasília), no estádio Morumbis, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com os bastidores inflamados e em má fase, o time celeste tentará se recuperar dos últimos resultados negativos.
O técnico Leonardo Jardim será obrigado a mudar o time titular na partida contra o Tricolor Paulista. O treinador tem duas ausências certas: o zagueiro Jonathan Jesus e o volante Matheus Henrique.
O defensor cumprirá suspensão automática pela expulsão na derrota por 3 a 0 para o Internacional, na segunda rodada do Brasileiro. Lance que virou polêmica pela ação da equipe de arbitragem, afastada pela Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Por isso, o camisa 34 não estará disponível.
Para o setor, Jardim poderá optar pelo paraguaio Mateo Gamarra ou o argentino Lucas Villalba. Corre por fora o jovem Bruno Janderson, relacionado para o duelo desta domingo.
Já Matheus Henrique está indisponível por ter passado por cirurgia no menisco do joelho direito, lesionado no começo da partida contra o Mushuc Runa-EQU, na segunda rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana.
Os volantes Walace, Lucas Silva, Christian, Eduardo, Rodriguinho e Murilo Rhikman são as opções de Jardim para o confronto com o Tricolor Paulista.
Rhikman voltou a ser relacionado por Jardim. O meio-campista do time sub-20 tem agradado ao treinador.
Má fase
A equipe de Leonardo Jardim não vence há três partidas, duas pela Copa Sul-Americana (Unión de Santa Fé-ARG e Mushuc Runa-EQU) e uma pelo Brasileirão (Internacional). Para tentar mudar esse cenário, um dos primeiros passos será não tomar gols, algo que tem sido difícil até aqui na temporada.
Em todos os jogos sob o comando de Jardim o Cruzeiro sofreu gols. No entanto, a defesa tem sido problema antes mesmo da chegada do português.
No Campeonato Mineiro, a equipe foi vazada contra Athletic, Betim, Itabirito, Uberlândia, América-MG ( em três oportunidades), Atlético e Democrata GV. Na Copa Sul-Americana, levou gols para o Unión Santa Fé e o modesto Mushuc Runa). No Brasileirão, apesar da vitória, sofreu gol para o Mirassol, e foi goleado pelo Internacional.
Dos 17 jogos do Cruzeiro em 2025, em apenas dois o time não sofreu gols. No empate em 0 a 0 com o Atlético, durante a Inter & Co Soccer Week, nos Estados Unidos, e na estreia do Campeonato Mineiro, na vitória por 1 a 0 sobre o Tombense, no Mineirão.
Sequência negativa
Além das três derrotas em sequência, o Cruzeiro vive uma seca importante. Dos últimos nove jogos, o time venceu apenas um.
O que ajuda a explicar o aproveitamento baixo de Leonardo Jardim no comando da equipe: 23,8%.
O treinador somou até aqui apenas uma vitória, dois empates e quatro derrotas no comando do Cruzeiro, com média de 1,57 gol sofrido por jogo. Cenário que o português tentará mudar diante de um rival que, historicamente, é “pedra no sapato”.
Retrospecto
Cruzeiro e São Paulo farão o jogo 92 entre as equipes na história. O time celeste venceu 23 vezes, contra 45 vitórias do Tricolor Paulista. Outros 23 empates foram registrados desde 1940, primeiro ano em que as equipes ficaram frente a frente.
Como chega o São Paulo
O São Paulo foi surpreendido pelo Alianza Lima-PER na última semana e empatou com a equipe peruana em 2 a 2, em pleno Morumbis, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores. O empate contribuiu para que o técnico Luis Zubeldía voltasse a sofrer pressão da torcida, que vaiou e xingou o profissional após a partida.
O Tricolor tem pelo menos cinco desfalques confirmados: Luiz Gustavo (tromboembolismo pulmonar), Pablo Maia (cirurgia no tornozelo), Oscar (lesão muscular na coxa), Lucas Moura (trauma no joelho) e Calleri (suspenso). O próprio Zubeldía não estará no confronto com o Cruzeiro, pois está suspenso após receber cartão vermelho diante do Atlético, no último final de semana.
O zagueiro Arboleda, com uma sobrecarga muscular na coxa esquerda, ficou fora do treino pelo segundo dia consecutivo no último sábado (12) e deve ser mais um desfalque do Tricolor.
São Paulo x Cruzeiro
São Paulo
Rafael; Ferraresi, Ruan, Alan Franco e Enzo Díaz; Alisson e Marcos Antônio; Lucas Ferreira, Luciano e Ferreirinha; André Silva.
Cruzeiro
Cássio; William, Fabrício Bruno, Gamarra e Kaiki (Villalba); Lucas Romero, Walace (Christian ou Eduardo) e Matheus Pereira; Dudu, Gabigol e Wanderson (Kaio Jorge). Técnico: Leonardo Jardim
Motivo: 3ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 13 de abril de 2025, às 17h30 (de Brasília)
Local: Estádio Morumbis, em São Paulo (SP)
Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (GO) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
Transmissão: A Itatiaia transmite pelo rádio, no 95,7 FM, e no Youtube. Na TV a partida terá transmissão da Globo e Premiere
