O técnico Leonardo Jardim destacou a mudança de postura dos jogadores do Cruzeiro após o empate em 1 a 1 com o São Paulo, nesse domingo (13), no estádio Morumbis, em partida da 3ª rodada do Campeonato Brasileiro. Apesar disso, o time celeste aumentou uma escrita negativa na temporada: a de seguir tomando gols.
Com o gol sofrido na partida contra o Tricolor Paulista, o Cruzeiro aumentou a estatística: foi vazado pelo 14º jogo seguido. Esse é o pior índice do clube desde 2016.
Há nove anos, quando teve o português Paulo Bento e Mano Menezes como treinadores, o Cruzeiro sofreu gols em 13 jogos consecutivos.
Naquela temporada, apesar da defesa muito vazada, a Raposa venceu seis das 13 partidas em que sofreu gols, levando-se em conta compromissos da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro.
Entre 2022 e 2023, com Paulo Pezzolano no comando, o Cruzeiro sofreu gols em 12 jogos em sequência. Na temporada de 2020, com Adilson Batista, foram 10 gols sofrendo gols em sequência.
Missão difícil para Jardim
Leonardo Jardim ainda não sabe o que é passar, no comando do Cruzeiro, uma partida sem sofrer gols. O treinador, desde sua estreia como técnico da equipe, vê o time ser vazado.
Foi assim no Campeonato Mineiro contra o Democrata-GV, América; no Brasileiro contra Mirassol, Internacional e São Paulo; e na Sul-Americana contra Unión de Santa Fe-ARG e Mushuc Runa-EQU.
Antes da chegada de Leonardo Jardim, o Cruzeiro já vivia esse problema. O time só não sofreu gols em duas partidas da temporada: no empate com o Atlético (1 a 1), durante a intertemporada na Inter&Co Soccer Week, nos Estados Unidos, e na estreia do Campeonato Mineiro, na vitória sobre o Tombense (1 a 0). Ambos os jogos com Fernando Diniz no comando técnico.
Também contra Athletic, Betim, Itabirito, Uberlândia, pelo Mineiro, o time foi vazado.
Sequência negativa
Com o empate diante do São Paulo, o Cruzeiro encerrou a sequência negativa de três derrotas quando perdeu para o Unión de Santa Fe-ARG, Internacional e Mushuc Runa-EQU. Entretanto, o time ainda vive uma marca ruim no quesito vitórias.
Dos dez últimos jogos, o Cruzeiro venceu apenas um, na estreia do Campeonato Brasileiro, no dia 29 de março, quando bateu o Mirassol por 2 a 1, no Mineirão.
Sequência do Cruzeiro com apenas uma vitória em dez jogos
América 1–1 Cruzeiro - Independência - Campeonato Mineiro
Cruzeiro 0–2 Atlético - Mineirão - Campeonato Mineiro
Democrata-GV 2–1 Cruzeiro Arena do Jacaré - Campeonato Mineiro
Cruzeiro 1–1 América - Mineirão - Campeonato Mineiro
América 1–1 Cruzeiro - Independência - Campeonato Mineiro
Red Bull Bragantino 1–1 Cruzeiro - Nabi Abi Chedid - Amistoso
Cruzeiro 2–1 Mirassol - Mineirão - Campeonato Brasileiro
Unión de Santa Fé 1–0 Cruzeiro - Estádio 15 de Abril - Copa Sul-Americana
Internacional 3–0 Cruzeiro - Beira-Rio - Campeonato Brasileiro
Cruzeiro 1–2 Mushuc Runa - Mineirão - Copa Sul-Americana
São Paulo 1 x 1 Cruzeiro - Morumbis - Campeonato Brasileiro